sábado, 2 de abril de 2011

Empreendedorismo avança no estado, diz presidente do Sebrae

Empreendedorismo avança no estado, diz presidente do Sebrae
 
Ronaldo Rocha
Enviado Especial
 RIO- presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barretto, avaliou positivamente e elogiou, durante entrevista coletiva realizada quarta-feira (30), no Hotel Sofitel, em Copacabana, no Rio de Janeiro, o desenvolvimento do empreendedorismo no Maranhão, um dos estados que mais se destacou economicamente em 2010 com a abertura de 23.565 empresas, o que representou um aumento em relação ao ano anterior de cerca de 123%, média superior ao Brasil, que em igual período cresceu 101%.
De acordo com Barretto, o desenvolvimento do empreendedorismo do Maranhão com a elevada média de novas empresas no mercado se deu, em maneira geral, pela nova gama de oportunidades lançadas no estado e em todo o Brasil, para o trabalhador autônomo. “O avanço expressivo no Maranhão também tem relação com a criação da figura do empreendedor individual. Alcançamos em todo o país uma média de 1 milhão de empreendedores e temos como meta para 2011 chegar à marca de 1,5 no Brasil. O Maranhão entendeu a oportunidade e avançou”, disse.
Oportunidade - Segundo o presidente do Sebrae, com as novas oportunidades, o maranhense que estava na margem da informalidade passou a poder contribuir com a Previdência Social, adquiriu identidade empresarial, assumiu novos valores e passou a emitir notas fiscais, contratar funcionários, fazer empréstimos e investir em seu negócio. “Certamente, os números no Maranhão refletem a figura do empreendedor individual. Se não me engano, as duas principais categorias deste empreendedor são atividades mais femininas, como as cabeleireiras e as vendedoras de roupas. Atividades ligadas ao turismo, produção associada, também cresceram muito no estado. Em geral, ações ligadas ao serviço e comércio apresentaram bons números. No país, acredito que podemos avançar ainda mais neste quesito”, completou.
Em relação à expansão do empreendedorismo no Maranhão, o presidente do Sebrae afirmou que o órgão tem contribuído grandemente para que o estado tivesse alcançado a marca e reafirmou o compromisso. “Vamos continuar lutando para manter o nosso papel”, concluiu.

Mais


Para se tornar um Empreendedor Individual, o interessado deve faturar no máximo R$ 36 mil por ano, pode possuir até um empregado e participação negativa em outra empresa como sócio ou titular. Os cadastrados passam ter acesso a compras governamentais, enquadramento no Simples Nacional e isenção nos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Números


23.565 empresas foram abertas em 2010 no Maranhão segundo dados do Departamento Nacional de Registros do Comércio (DNRC), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)
123% é o índice de crescimento em comparação a 2009, quando foram 10.576 novos empreendimentos. O aumento do volume de empresas abertas no Maranhão superou a média do Brasil, que, no ano passado, foi de 101%.

Nenhum comentário: