Cezar Scanssette
Editor de Portos
O sistema portuário de São Luís pode, até o fim desta década, se tornar o segundo maior do mundo em volume de cargas, perdendo apenas para o complexo de Roterdã, na Holanda. A informação foi divulgada, ontem, durante o I Seminário Portos no Brasil e no Maranhão, promovido pela Assembléia Legislativa do estado, que reuniu autoridades e lideranças empresariais de todo o país, para discutir o desenvolvimento do comércio marítimo regional e nacional.
A comparação com o sistema portuário holandês foi feita pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Fernando Fialho, ao analisar a previsão de crescimento da movimentação de cargas no Maranhão.
"O Complexo Portuário de São Luís, formado pelos Portos do Itaqui, da Vale e da Alumar, deverá se tornar nos próximos anos o segundo maior complexo do mundo, só perdendo para Roterdã, na Holanda, com previsão de movimentação de até 300 milhões de toneladas por ano", declarou Fialho.
Desempenho - No ano passado, o Complexo Portuário de São Luís (Itaqui, Vale e Alumar) movimentou mais de 117 milhões de toneladas, sendo 12,6 no Itaqui. A expectativa é de que, com o Tegram em pleno funcionamento e a construção de um novo berço, de número 108, em 10 anos esse número atinja a cifra de 30 milhões de toneladas. A Vale projeta elevar a sua movimentação de carga em Ponta da Madeira para 225 milhões de toneladas nos próximos dois anos. Além disso, a Refinaria Premium I da Petrobras, em Bacabeira, deve movimentar 300 mil barris por dia na primeira fase e, para isso, já planeja utilizar um terminal portuário a ser construído na foz do Rio Mearim. O Grupo Suzano, com uma indústria de celulose em implantação no sul do estado, já articula com o governo do estado a construção de um terminal na área do Itaqui para exportar a sua produção.
Seminário - Cerca de 300 pessoas, entre autoridades estaduais e federais do setor portuário, participaram do seminário na Assembléia Legislativa. O evento contou com a participação do ministro dos Portos, José Leônidas, que destacou a importância dos portos brasileiros para o desenvolvimento do país, em especial o Porto do Itaqui.
O vice-governador Washington Oliveira representou a governadora Roseana Sarney na solenidade de abertura, dirigida pelo presidente da Assembléia, deputado Arnaldo Melo (PMDB).
"O Governo Federal está estreitando as parcerias com o Governo do Estado para que mais investimentos sejam feitos no Porto do Itaqui", ressaltou o ministro dos Portos, que visita São Luís pela segunda vez este mês.
No dia 18, Cristino esteve no Porto do Itaqui e se reuniu com a governadora Roseana Sarney, quando já havia destacado a importância do porto maranhense no contexto nacional.
O vice-governador destacou a importância do seminário, principalmente neste momento em que o Maranhão recebe grandes investimentos e que comemora uma das maiores produções de grãos do país.
"Estamos realmente preparando toda infra-estrutura do estado para que possa potencializar esse crescimento, e o Porto do Itaqui é importante nesse processo", disse Washington Oliveira.
O coordenador do seminário, deputado Stênio Rezende, afirmou ter sido de grande importância reunir autoridades e empresários do setor portuário do país para discutir as perspectivas de desenvolvimento, bem como para analisar os projetos de desenvolvimento da cadeia logística do Maranhão. "Vamos avançar ainda mais as discussões sobre o futuro do estado no setor de transportes", disse o deputado.
Investimentos - O porto maranhense recebeu, no ano passado, do Governo Federal investimentos no total de R$ 126 milhões para a construção do berço 100, recuperação do berço 102 e dragagem dos berços 100 ao 103 e retroárea do berço 101.
Os investimentos tiveram como objetivo a expansão do volume de negócios, resultando na maior movimentação de cargas transportadas, mediante a ampliação e modernização da infra-estrutura portuária.
De acordo com o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Carlos Fossati, o Porto do Itaqui deve crescer ainda mais nos próximos anos, com a implantação do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) e a construção de um novo atracadouro, o berço 108, que vai elevar a movimentação de derivados de petróleo, principal item da pauta do Itaqui atualmente.
Contêineres - Além disso, há planos de construir no Itaqui um terminal de movimentação de contêineres para ampliar a gama de produtos e oferecer ao setor produtivo local uma alternativa para o escoamento de mercadorias.
"A construção do berço 108, que irá ampliar ainda mais a movimentação de granéis líquidos no Porto do Itaqui, acaba de ser confirmada pelo Governo Federal como uma das prioridades de investimento", anunciou Fossati.
A informação foi confirmada pelo Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, durante o evento. De R$ 1,9 bilhão destinado para o Nordeste, R$ 279,4 milhões terão como destino o Porto do Itaqui para construção e recuperação de berços e dragagem.
"O Governo Federal tem que estar mais próximo dos portos. Estamos preparando planos consistentes para melhorar e modernizar os portos brasileiros. O Itaqui é importantíssimo para o país e, por isso, devemos trabalhar em conjunto para fazer novos investimentos", destacou o ministro.
Mais
Durante o seminário foram discutidos os temas atuais como estrutura, logística, mercado, obstáculos e realizações na conjuntura portuária brasileira. Entre as palestra e painéis apresentados durante todo o dia estavam temas como "Investimentos do Governo Federal nos portos do Brasil e o Plano Nacional de Logística Portuária" e "Cenário Atual e Perspectivas do Setor Aquaviário Brasileiro". O secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Maranhão, Maurício Macedo, mediou o primeiro painel que englobou as palestras do diretor de Logística Carga Geral da Vale e presidente da Ferrovia Centro-Atlântica, Marcello Spinelli, com o tema "Investimentos da Vale no corredor de Exportação Norte"; a palestra de Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), que abordou "Os avanços e gargalos dos portos brasileiros". O segundo painel, que encerrou o Seminário, discutiu a logística e infra-estrutura portuária, com a participação do consultor para Logística e Infraestrutura da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Luiz Antonio Fayet; do consultor logístico portuário, Frederico Bussinger; e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edílson Baldez. O mediador do painel foi o secretário de Estado de Infraestrutura do Maranhão, Max Barros.
Números
117 Milhões de toneladas de cargas foram movimentadas nos sistema portuário de São Luís em 2010
300 Milhões de toneladas de cargas pode chegar a movimentação do sistema portuário de São Luís
Antaq aprova edital para implantação do Tegram
BRASÍLIA - A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou o edital de licitação para implantação do Terminal de Grãos do Porto do Itaqui (Tegram), no Maranhão. A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) será a responsável por dar continuidade ao processo licitatório. Além disso, a instituição deverá encaminhar o edital para a análise do Tribunal de Contas da União (TCU). O Tegram tem previsão para entrar em funcionamento em 2013.
O edital prevê o arrendamento de quatro lotes de armazenagem, operados individualmente por cada arrendatário, de um sistema de recepção ferroviária e de um sistema de expedição.
A área total do Tegram será de 119.324 m² para os lotes de armazenagem e de 41.982 m² para os sistemas de recepção ferroviária e de expedição. Cada um dos lotes possui uma área individual de 22.550 m² e participação igualitária em uma área de 29.124 m², de uso comum. Desse modo, cada um dos lotes contará com uma área total a ser arrendada de 40.327m².
Etapas - A implantação do Tegram será feita em duas fases. Na primeira, a expectativa é de que sejam movimentadas cinco milhões de toneladas por ano. A segunda etapa deverá ser implantada no sétimo ano do arrendamento. A meta é que até 2024 o terminal movimente 10 milhões de toneladas/ano. A soja será o principal item das operações.
Os investimentos totais para a primeira fase de implantação serão de R$ 245.941.991,00. Na segunda etapa, esse valor é de R$ 76.539.396,00.
"O Tegram é uma infra-estrutura que há muito tempo o Maranhão espera. As regiões produtoras do sul do Maranhão, do Piauí e do Pará se beneficiarão com o terminal. O Tegram contribuirá para a logística do Maranhão e do país", destacou Fialho.
Mais
A projeção de movimentação do Tegram considera que a região de influência do Porto do Itaqui será ampliada devido à consolidação dos projetos da Ferrovia Norte-Sul, Ferrovia de Integração do Centro-Oeste e a finalização da pavimentação da BR-163. Com essas obras, espera-se que grande parte da produção do Mato Grosso e de Goiás passe a ser exportada pelo Porto do Itaqui, que deverá transportar 15% da produção nacional de soja nos próximos cinco anos.
Um ranking interessante http://aapa.files.cms-plus.com/PDFs/WORLD%20PORT%20RANKINGS%202009.pdf
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