sábado, 30 de abril de 2011

Cacuriá em duas doses

Cacuriá em duas doses


A sensualidade de uma das danças mais populares do período junino, o cacuriá, será destaque em um encontro que acontecerá hoje, às 19h na Praça Nossa Senhora da Conceição (Vila Esperança), onde estarão reunidos os grupos Cacuriá da Vila Gorete e Cacuriá do John em ensaios para a festança junina.

O projeto, elaborado pelos dois grupos, serve para aproximar e permitir a troca de experiências sobre a expressão artística, bem como integrar a comunidade na valorização do cacuriá. Além da Vila Esperança, a proposta será levada também para o Quebra Pote, Vila Sarney e Vila Gorete em datas ainda não definidas. “É um trabalho independente e a nossa proposta é integrar a comunidade e permitir que os adolescentes se sintam motivados a participar de alguma dança. Nós trabalhamos em comunidades carentes e é importante que esses jovens se sintam motivados a ter um trabalho cultural”, explica o presidente do Cacuriá da Vila Gorete, Michel Rabelo.

Essa relação dos dois grupos é antiga. Desde a fundação, há oito anos, os grupos criaram uma relação de cooperação mútua e sempre realizaram ensaios coletivos, mas essa é a primeira vez que o projeto tem esse formato. “Nós temos uma relação de apoio, os grupos surgiram juntos em bairros diferentes e a gente sempre teve essa idéia de realizar os ensaios, como troca de experiência”, conta Dionisio Caldeira, presidente do Cacuriá do John.

Preparativos -Os dois grupos iniciaram desde março os ensaios das coreografias que serão apresentadas este ano, durante o período junino. O Cacuriá do John terá 16 pares e traz composições e coreografias novas. Já o Cacuriá da Vila Gorete se apresentará com um grupo formado por 14 dançarinos e 10 músicos. “Estamos na reta final dos preparativos”, frisa Michel Rabelo.

Nenhum comentário: