domingo, 13 de fevereiro de 2011

Uniceuma oferece curso técnico sobre petróleo

Pioneira no estado, a graduação chega com o objetivo de formar e atualizar profissionais especializados para ocupar as vagas da Refinaria Premium I, em Bacabeira



Membros do Uniceuma realizam palestra no campus Renascença.
 



Depois de 29 anos trabalhando como supervisor de manutenção, Eugênio Vieira de Jesus Neto, 48 anos, quer aprimorar seus conhecimentos. Neste período ele participou de mais de 50 cursos técnicos em sua área, mas sente a necessidade de uma capacitação mais especifica. A vontade de cursar o nível superior nunca lhe saiu da cabeça, contudo, Eugênio não queria qualquer curso. Casado e com dois filhos, Eugênio espera crescer na profissão e melhorar sua renda para garantir mais conforto à família. Sua chance chega agora com a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás, que passa a ser oferecido pelo Uniceuma, já neste semestre. Pioneira no estado, a graduação chega em momento ímpar com o objetivo de formar e atualizar profissionais especializados para ocupar as vagas da Refinaria Premium I, em fase de construção, no município de Bacabeira. O anúncio da implantação do curso foi tema de palestra na noite do dia 8, no campus Renascença.

A palestra debateu o tema “Implantação da Refinaria Premium I no Maranhão: desafios do abastecimento, por que uma nova refinaria, por que no Maranhão, perspectivas de geração de empregos e indústria do petróleo”. Participaram do debate José Kleber Belo Aragão (gerente de Implementação de Empreendimentos de Infraestrutura, Construção Civil, Interligações e Extramuros para a Refinaria Premium I) e Rodolfo Stonner (Gerente Setorial de Construção & Montagem de Tubovias, Tochas e Interligações para a Refinaria Premium I). O coordenador da graduação, professor Helder Rocha, levou aos futuros alunos uma panorâmica do que será abordado durante o curso e o que o mercado de trabalho dispõe para esse novo profissional. Por meio de slides, os profissionais do setor, José Belo e Rodolfo Stonner, apresentaram à plateia números dos negócios em petróleo e gás no país e a participação do Maranhão neste mercado.

Durante décadas, para se assumir postos na indústria de petróleo bastava cadastra-se às vagas e após, passar por qualificações, por vezes, superficiais, observou o professor Helder Rocha. A experiência, reitera, era adquirida no cotidiano do trabalho. “Não existiam cursos voltado à indústria, apenas cursos técnicos, mas sempre se ansiou por uma preparação mais adequada”, diz o professor, que já ocupou cargo de supervisor da área de produção da Petrobras. E é isso que Eugênio e outros profissionais, apesar de anos no ramo, procuravam. “Quero me atualizar, quero ter ensino superior na minha área e quero melhorar minha renda”, enumera Eugênio as vantagens que espera obter com a graduação. Os graduados sairão com conhecimento no setor de exploração de combustíveis fosseis e das tecnologias atualmente utilizadas nesse setor.

O Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás terá duração de três anos e meio. Já está sendo oferecido no processo Vestibular Agendado da faculdade. Os estudantes desta graduação poderão cursar quantos módulos achar necessário e então receber o certificado de especialista na área que estudou. Profissionais de outras graduações também podem participar e somar ao currículo mais uma especialização. Para uma formação mais ampla, basta cursar a grade total e terá o certificado no curso superior de tecnologia. Helder Rocha destaca que o setor de petróleo é dos que mais emprega no país, porém, começa a pedir profissionais qualificados. Mesmo a formação técnica precisa atender as prerrogativas do setor. O profissional desta área deve ter habilidade em aplicação de tecnologias, gestão de processos de produção e completação (preparação do poço para produção) de poços de petróleo, refino e distribuição.
Área em crescimento
Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o setor cresceu 318% entre 1998 e 2004. Além do combustível, a cadeia produtiva do petróleo envolve a indústria de plástico, química, farmácia e fertilizantes, sendo responsável por aproximadamente 9% do PIB nacional. Com a descoberta das jazidas de Gás em Capinzal do Norte e a instalação da Refinaria Premium I da Petrobrás em Bacabeira, será preciso profissionais aptos a atuar na cadeia de fornecedores de bens e serviços e nas indústrias de petróleo e gás, desempenhando atividades de apoio aos negócios. Esses profissionais atuarão, também, nos processos de implantação e operacionalização das modernas tecnologias nas unidades da indústria de petróleo e gás.

Nenhum comentário: