segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Festival Geia de Literatura é lançado na cidade de São José de Ribamar

Festival Geia de Literatura é lançado

enviar  enviar imprimir imprimir  

ampliar

Festival Geia de Literatura é lançado
 
A sétima edição do evento cultural, que acontecerá de 24 a 26 de agosto, foi apresentada ontem pelo presidente do Instituto Geia, Jorge Murad; participaram o prefeito de Ribamar, Gil Cutrim, e o secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva
O VII Festival Geia de Literatura foi lançado ontem no Liceu Ribamarense I, na cidade de São José de Ribamar. A expectativa para o evento, que será realizado de 24 a 26 de agosto, é de que cerca de 3 mil pessoas participem das programações diárias. A solenidade de lançamento contou com a presença do presidente do Instituto Geia, Jorge Murad; do prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim; do secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, que no ato representou a governadora Roseana Sarney, e de representantes de instituições parceiras do projeto.
Segundo os organizadores, a novidade deste ano é a realização do I Prêmio Geia de Monografia, destinado aos universitários de instituições públicas e privadas do Maranhão. O prêmio selecionará as teses que serão apresentadas durante o festival, e uma será a vencedora. O ganhador deverá ser escolhido por uma comissão julgadora composta por três membros designados pelo Geia. A divulgação do resultado e a entrega do prêmio acontecerão dia 26 de agosto, na Praça da Matriz, na cidade balneária.
Educação - Para o presidente do Instituto Geia, Jorge Murad, o festival, que já faz parte da agenda do município, dá uma contribuição grandiosa à educação de São José de Ribamar. “O festival incentiva a leitura e a relação do estudante com o livro, que, inclusive, é algo mais difícil, pois a garotada tem acesso a muita coisa que o afasta do livro, como a internet, o celular e os games. O esforço que o instituto faz com seus patrocinadores é importante. O festival é uma coisa muito boa, pois toda a rede de ensino participa. É uma atividade extra-curricular que já faz parte do calendário das escolas locais”, disse.
O prefeito Gil Cutrim afirmou que empreenderá todos os esforços para que o festival seja melhor que os anteriores. “Estamos abraçando essa causa e permanecendo com o apoio a esse grande evento do município”, assegurou. “A cada ano que passa aumenta o carinho e o calor humano que envolve esse evento. O Instituto Geia nos brindou, escolhendo nosso município em 2005 para dar início às atividades, e agora se consolida como um grande passo da educação”, completou o secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva.
O diretor do Consórcio de Alumínio do Maranhão, Nilson Ferraz, falou sobre o apoio da empresa ao projeto desenvolvido na cidade balneária. “Trata-se de um projeto que a gente vê com muito bons olhos e que tem sido uma grande parceria. A Alumar sente-se honrada de poder participar de forma direta deste projeto”, afirmou Ferraz.
Olimpíada – De acordo com a organização do evento, este ano será dado continuidade à Olimpíada de Matemática, iniciada em 2010. A disputa será realizada em três níveis, levando em consideração a escolaridade do estudante. O discente vai se submeter a uma prova de 20 a 30 questões de múltipla escolha e de 8 a 12 questões discursivas. No ano passado foram 1.100 inscrições. Este ano, a estimativa é uma participação ainda maior de estudantes.
Na edição deste ano, também acontecerá o Concurso Professor Pesquisador. Foi escolhida como homenageada a professora Maria Elisa Almeida Silva, nome dado a uma escola pública do município. A concorrência acontecerá entre docentes que apresentarem projetos de relevância pedagógica, desenvolvidos ou em implementação nas escolas. O ganhador será conhecido no dia 26 de agosto, na Praça da Matriz.
Participam como parceiros do projeto a Faculdade Atenas Maranhense (Fama) e a Faculdade Pitágoras. Os patrocinadores são Vale, Mardisa, Hyundai, Supermercados Mateus e Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar). A Prefeitura de São José de Ribamar e o Sistema Mirante apóiam o evento.
Mais
Durante o festival haverá também a realização da Gincana do Conhecimento, que integra o Desafio de Literatura. Os estudantes responderão a perguntas sobre os livros “O Bequimão – Esquisso de um Romance”, de Clodoaldo Freitas, e “Canteiro de Saudades”, de Coelho Neto. Os livros já estão sendo trabalhados nas escolas.

Nenhum comentário: