sábado, 22 de janeiro de 2011

Maracujá em forma de pênis de São José de Ribamar sofreu mutação genética

Maracujá de Ribamar sofreu mutação genética

Técnicos da Aged afirmam que a planta que deu frutos em forma de pênis pode ter sofrido mutação genética. A fruta é atração na cidade de São José de Ribamar.




Jacqueline Gomes

Fruta seria mutação do Passiflora quadrangullaris ou maracujá-melão.
 


Técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) visitaram a casa de Maria Rodrigues de Aguiar Farias, em São José de Ribamar, onde um pé de maracujá deu frutos com um formato, no mínimo, curioso.

Durante a visita, os especialistas concluíram que o exemplar pertence à espécie Passiflora quadrangullaris, que em virtude do seu formato, é popularmente conhecido como maracujá-melão. “Esse não é o maracujá amarelinho tradicional. Se trata de outra espécie, cuja polpa é utilizada, sobretudo, em saladas”, ressaltou o agrônomo Francisco Saraiva.

Para a engenheira agrônoma e coordenadora de Defesa Vegetal da Aged, Filomena Antonia de Carvalho, a explicação para o fenômeno é uma alteração genética. “Acreditamos que tenha ocorrido uma mutação nos genes da planta, desde as sementes até os frutos. Em casos como esse, observamos a existência de algum problema no aparelho reprodutor da planta; mas os órgãos deste maracujazeiro estão normais”, explicou.

Segundo o engenheiro agrônomo, Francisco Saraiva, outro fator pode ter influenciado no desenvolvimento dos frutos. “O principal agente polinizador do maracujazeiro é o besouro mamangava, mas excepcionalmente, outro inseto pode ter polinizado a flor com uma espécie diferente e ocasionado essa formação”, ponderou.  

Durante a visita, o diretor de Defesa Vegetal da Aged, Luís Carlos Sousa, comentou a possibilidade de os frutos da próxima geração apresentarem a mesma forma. “Os descendentes desses frutos podem herdar as mesmas características, inclusive o mesmo formato. Comunicaremos a Embrapa, para que seja realizada a pesquisa de acompanhamento e posteriormente tenhamos os resultados”, acrescentou.
Após atingirem o período de maturação, os técnicos devem recolher as sementes e levá-las para laboratórios da Embrapa. Os estudos pretendem avaliar se a anomalia afetará novos frutos, constituindo-se um fator hereditário.
Febre de curiosidade

Além de muita gente curiosa, jornais e emissoras de TV e Rádio têm se dirigido à casa de dona Maria Rodrigues Farias para saber do fruto exótico. Caso a próxima geração do maracujazeiro continue dando frutos com o mesmo formato, é bem provável que ela possa ganhar algum dinheiro com a venda de sementes aos interessados.
Versos na internet

O maracujazeiro é tão surpreendente que um professor da UFMA, José Cláudio Pavão Santana, fez versos bem humorados e postou em seu blog (claudiopavao.blogspot.com) intitulado “O pé de maracujá (Em Ribamar)”. Confira um trecho:
... Para que não me rotulem
de descrente, demente ou similar.
Vou relatar o ocorrido,
em São José de Ribamar.

Por absurdo que pareça
acaba de acontecer.
Maracujeiro dá falo.
É verdade! Pode crer!

Estampa o jornal de hoje
com destacada figura.
Um pé de maracujá,
sustentando a "criatura".

Se disserem que é invento
mentira ou coisa igual.
Está na primeira página
do Jornal.

Nesta terra quase tudo
tinha a impressão de ter visto.

OP
Político eleito, sem voto,
voto jogado no lixo.

Mas uma coisa agora sei.
Ninguém desminta o que falo.
Nesta terra de intrigas.
até pé maracujá dá falo.

Obs.: Quando o autor diz “Maracujazeiro dá falo”, o falo nesse caso remete a formas que simbolizam um pênis ereto, como a gravata masculina.
Maracujá de Ribamar nas redes sociais

No twitter, o maracujá mutante de Ribamar provocou inúmeros comentários, depois que o perfil revistapéssima fez o primeiro post. Veja alguns comentários e apelidos que o fruto ganhou:

"Minha terra tem maracujeiras onde nasce o pirocujá"

"Aqui, em se plantando tudo dá! Não só dá, como também...

Por isso que eu adoro maracujá!
Eu prefiro uma vaginolancia

Tô de dieta, o médico mandou eu comer frutas. Onde acho o pirocujá para comprar?

Nenhum comentário: