sábado, 27 de novembro de 2010

Votorantin vai construir fábrica de cimento em São Luís

Paulo Mota do Grupo Votorantin

Wilson Lima
Da equipe de O Estado

O Grupo Votorantim construirá uma fábrica de cimento em São Luís, com capacidade de produzir aproximadamente 750 mil toneladas por ano. O anúncio foi feito ontem à noite, pelo diretor de Cimento Brasil do grupo, Paulo Mota, durante a entrega do Prêmio Master da Construção Civil, realizado pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA) para premiar as melhores empresas do ano que atuam no setor.

A expectativa é de que a nova planta comece sua produção no primeiro trimestre de 2011 e os investimentos, nessa nova fábrica, cheguem a aproximadamente R$ 70 milhões. Na fase de construção, devem ser gerados cerca de 800 empregos diretos e na fase de operação 150 diretos e indiretos.
Conforme Paulo Mota, a empresa já detém a Licença Prévia do empreendimento e está aguardando apenas a liberação da Prefeitura de São Luís para uso e ocupação do solo e também a Licença de Instalação do Empreendimento. “Queremos começar as obras o mais rápido possível. Se obtivéssemos essas licenças amanhã [hoje], começaríamos amanhã mesmo”, declarou Mota.

Pelas projeções iniciais da companhia, a nova planta produzirá a linha cimento Poty e deverá ficar pronta 10 meses após o início das obras. A intenção da Votorantim é produzir cimento pensando apenas no abastecimento do mercado interno de construção civil. Somente essa nova planta da Votorantim será capaz de produzir aproximadamente 50% do cimento hoje consumido no Maranhão. No estado, o consumo de cimento chega a 1,4 milhão de toneladas ao ano.

Logística – Com essa nova fábrica, a Votorantim espera reduzir a necessidade de trazer cimentos de outros estados como no Ceará, mais precisamente da cidade de Sobral ou em Sergipe. Pela alta demanda, existem até casos em que o cimento usado no Maranhão precisa ser importado de mercados internacionais como o Vietnã.

Essa planta será construída no Distrito Industrial de São Luís em uma área de aproximadamente 45 hectares. O diretor de Cimento Brasil da Votorantim afirmou que a escolha do Maranhão para receber essa nova planta é estratégica, principalmente por uma questão mercadológica. “O mercado de Construção Civil do Maranhão é um dos que mais crescem no Brasil. Por isso estamos investindo aqui no estado”, destacou Mota.

No que tange à logística, o diretor da Votorantim afirmou que a proximidade com o Porto do Itaqui e também a ligação com a Estrada de Ferro Carajás (EFC) também pesaram a favor da implementação dessa nova planta. Ele assinalou que não pensa em exportar o cimento produzido no Maranhão para outros estados em um primeiro momento, mas diante de uma eventual crise em outros mercados, a planta maranhense terá capacidade para abastecer tanto o Norte, quanto o Nordeste.

Um comentário:

Anônimo disse...

quais os
impactos positivos e negativos que essas industrias podem causar a sao luis do maranhao