sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Maior evento literário do Maranhão a Feira do Livro de São Luís será aberta hoje

Feira do Livro de São Luís

O universo dos livros e tudo o que ele representa será materializado de hoje ao dia 21 na Praça Maria Aragão (Centro) em mais uma edição da Feira do Livro de São Luís. A cerimônia de abertura acontecerá na Praça Maria Aragão, às 19h. Nos outros dias, o funcionamento será das 16h às 22h. O evento, aguardado com ansiedade pela comunidade leitora de São Luís, terá como patrono o jornalista, escritor e roteirista José Louzeiro. Além dele, serão homenageados as personalidades culturais Reynaldo Faray, Maria Aragão, Carlos de Lima, Rosa Mochel, José Maria Ramos Martins e João Mohana. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura e tem a co-realização do Serviço Social do Comércio (Sesc).

A área destinada ao evento corresponde a aproximadamente 6 mil m², que abrangem a Praça Maria Aragão, as instalações do Espaço Cultural, a Praça Gonçalves Dias e o Centro de Formação do Professor (Rua Rio Branco), que durante o evento se transformará na Casa do Professor. Nesses locais, serão realizados cerca de 400 eventos, incluindo seminários, encontros, oficinas, cursos, rodas de conversa, lançamentos e relançamentos de livros, exibição de filmes e programações especiais para o público infantil e juvenil.

Tudo isso ocorrerá em mais de 35 espaços, que terão cada um, uma programação específica voltada para os públicos infantil, juvenil e adulto. Nos anos anteriores, os espaços mais visitados foram a “Casa da Juventude”, com a programação voltada para o público jovem; o “Café Literário”, que se diferencia por aproximar o escritor do público em um bate-papo descontraído; e a “Casa do Escritor”, com o lançamento e relançamento de livros de escritores locais e de outros estados.

A Praça Maria Aragão abrigará os auditórios José Louzeiro, com capacidade para 200 pessoas, e Maria Aragão, para 100 pessoas. No local serão, instalados ainda 20 estandes institucionais, tendas e salas climatizadas que abrigarão o Café Literário, Casa do Escritor e Espaço Infantil. As três praças montadas no local homenagearão Rosa Mochel, Carlos de Lima e João Mohana.
Para a comercialização de livros, foram disponibilizados cerca de 60 estandes a serem ocupados por editoras, livreiros e artesãos para exposição e venda de aproximadamente 70 mil títulos e produtos regionais. Um estande será reservado para títulos de escritores maranhenses.

De acordo com dados fornecidos pela Fundação Municipal de Cultura (Func), entidade organizadora evento, deverão passar pelo local 250 mil pessoas. A expectativa é de que haja uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 3 milhões.

Nenhum comentário: