quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ANP e MTE vão qualificar 6.720 profissionais no MA


Um convênio para qualificar 6.720 profissionais da construção civil no Maranhão foi firmado terça-feira, em Brasília, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com entidades de ensino. O objetivo é capacitá-los para atender à demanda da Refinaria Premium I, a ser construída no município maranhense de Bacabeira. Assinaram o convênio o diretor da ANP Allan Kardec Duailibe; o secretário de Políticas Públicas de Emprego, Carlo Roberto Simi, e o presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), Luigi Nesse.
“Esse convênio beneficiará - e muito - o trabalhador do Maranhão em uma área promissora no estado e no Brasil, que é a de Petróleo e Gás. O governo cumpre um papel importantíssimo, que é o de oferecer oportunidades às pessoas no lugar em que vivem”, explicou Allan Kardec.

Ao todo, o investimento será de aproximadamente R$ 1,6 milhão. Os alunos serão selecionados pelo MTE. Quem estiver desempregado receberá uma bolsa-auxílio de R$ 300,00 do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural (Prominp). Os recursos são provenientes da cláusula de Pesquisa e Desenvolvimento prevista nos contratos de concessão para exploração e produção de petróleo e gás no Brasil, mediante autorização prévia da ANP.

Allan Kardec informou que o Prominp prevê qualificar profissionais dos níveis básico, médio-técnico, superior e até de pós-graduação. Neste primeiro momento, seguindo o cronograma da obra, o direcionamento é para a construção civil, em quatro atividades: armador, carpinteiro, pedreiro e pintor predial, nos municípios de São Luís, Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Icatu e Morros.

“Apagão” - Para o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon), João Mota Filho, o convênio para qualificação chega em um momento muito propício, em que o Maranhão enfrenta um “verdadeiro apagão de mão-de-obra”.

O empresário se manifestou favorável à formalização de uma parceria entre o Sinduscon e o sindicato laboral da construção civil para que os trabalhadores a serem capacitados sejam os já cadastrados nas entidades sindicais.

“Temos uma extensa lista de trabalhadores que necessitam de qualificação na área da construção civil. Esta oportunidade de capacitação para trabalhar nas obras da Refinaria Premium é muito bem-vinda e deve ser aproveitada pelos maranhenses que precisam de emprego”, assinalou João Mota Filho.

Mais

O Prominp identificou a necessidade de qualificar 22,7 mil profissionais de níveis superior, técnico, médio e básico no estado, com cursos gratuitos e bolsa-auxílio aos desempregados, até 2013.

Um comentário:

Elcir disse...

Parabéns eu sou maranhense e estou orgulhosa é muito bom quando todos trabalham juntos pela melhoria e crescimento do nosso estado com certeza muitas pessoas ficaram felizes com essa nova oportunidade e a chance de um novo emprego.