quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Estacionamento rotativo voltará a funcionar em São Luís


Diego Torres
Da equipe de O Estado

Inicialmente 32 ruas receberão parquímetros que serão manuseados por motoristas e guardadores de carro cadastrados no sindicato da categoria; data para início de operação ainda não está determinada, mas deverá acontecer até o fim de novembro

São Luís voltará a ter sistema de estacionamento rotativo nas ruas do Centro. A empresa Rotativo São Luís está em acertos finais com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para reiniciar operações na capital. No total, 32 ruas receberão novos parquímetros que serão manuseados pelos condutores de veículos e 120 guardadores cadastrados no Sindicato dos Lavadores, Manobristas e Guardadores de Automóveis de São Luís.
Inoperantes desde o início deste ano, os parquímetros instalados na cidade devem voltar a funcionar até o fim de novembro. A informação foi confirmada ontem pelo presidente do Sindicato dos Lavadores, Manobristas e Guardadores de Automóveis de São Luís, Francisco Ribamar Moreira, e pelo gerente administrativo da Rotativo São Luís, Casemiro Costa. Tanto o sindicalista quanto o funcionário da empresa ressaltaram que tudo já está pronto para o sistema ser reimplantado nas ruas da capital.

A princípio, os equipamentos serão reinstalados somente nas ruas do centro comercial. As vias que mais receberão os parquímetros serão as ruas da Paz e do Sol, com 92 e 84, respectivamente.

Francisco Moreira explicou que foram cadastrados 120 guardadores de carro e cada um receberá 33% do valor arrecadado. O percentual continua o mesmo desde a implantação do serviço, em 1994. O valor por hora também permanecerá o mesmo: R$ 1,00.

Multas – Na manhã de ontem, agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) multaram todos os veículos que estavam estacionados de forma irregular na Praça Urbano Santos, em frente ao Liceu Maranhense. Embora estivessem errados, os motoristas protestaram contra a falta de critério da Prefeitura em aplicar as multas. De acordo com um dos agentes, que não se identificou, as multas estariam sendo aplicadas em razão de uma denúncia. Ele alegou estar somente “cumprindo ordens” e reconheceu que o local é utilizado como estacionamento há vários anos, mas que foi designado por seu superior para autuar os veículos especificamente da Praça Urbano Santos.

Enquanto os veículos eram multados, os professores da rede estadual que participavam de um curso de formação continuada foram avisados da ação dos agentes. O fato despertou curiosidade de motoristas que costumam estacionar seus veículos no local. “Eu coloco meu carro aqui há mais de um ano e nunca vi nenhum guarda multar ninguém. Só hoje que eles resolveram multar porque aqui está cheio de professor do Estado”, reclamou a professora Maria do Rosário Assunção.

Saiba mais

De acordo com o gerente administrativo da Rotativo São Luís, Casemiro Costa, o centro da capital terá 1028 vagas supervisionadas pela empresa. As ruas com maior número de vagas sob responsabilidade da Rotativo são:

Rua da Paz - 92 vagas
Rua do Sol - 84 vagas
Rua do Passeio - 60 vagas
Rua de Santana - 56 vagas
Av.Magalhães de Almeida - 56 vagas
Rua do Egito - 52 vagas

Nenhum comentário: