domingo, 5 de setembro de 2010

Ribamar é destaque nacional em produção de alimentos, diz Veja


Como resultado de políticas públicas implantadas pela administração municipal, São José de Ribamar apresentou, conforme a revista Veja da semana passada, a maior taxa média anual de crescimento econômico do Brasil entre as cidades cuja produção de alimentos (frango e pescado, no caso específico de São José de Ribamar) impulsiona o Produto Interno Bruto (PIB), um indicador que significa a soma, em valor de mercado, dos bens e serviços produzidos em determinado período.

Segundo o levantamento feito pela Veja, na reportagem “As 20 metrópoles brasileiras do futuro”, a cidade maranhense, impulsionada pela produção de alimentos, apresentou a taxa média anual de 8% de crescimento econômico, o dobro da média nacional que é de 4%.

São José de Ribamar, de acordo com a reportagem, superou as demais cidades destacadas no segmento “produtos alimentícios”, quais sejam Bragança (5,5%), no Pará; Vitória de Santo Antão (5,3%), em Pernambuco; e Toledo (4,3%), no Paraná.

Incentivo - O significativo avanço econômico do município explica-se pelas várias ações desenvolvidas pela administração municipal desde 2005, de incentivo à produção de alimentos.

No primeiro semestre deste ano, a cidade foi classificada pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional como referência brasileira em aquisição de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar. “Muito embora São José de Ribamar se caracterize como um município não mais vocacionado para o setor primário, cujas áreas de produção não ocupam mais do que 20% do seu território, sobretudo em razão do acelerado crescimento populacional por sermos a única cidade que tem fronteira terrestre com São Luís, o Plano de Governo incluiu programas e projetos de estímulo à produção e comercialização de produtos da agricultura familiar e da pesca, voltados para o aumento da produtividade, geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito Luis Fernando Silva , licenciado do cargo por 90 dias para exercer a coordenação geral da campanha de reeleição da governadora Roseana Sarney.

Agricultura - Entre os principais programas e projetos de estímulo à produção da agricultura familiar e da pesca, implantados pela Prefeitura de São José de Ribamar, destacam-se: municipalização da assistência técnica agronômica e veterinária; capacitação de agricultores familiares e pescadores; facilitação do acesso ao crédito (os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento elaboram gratuitamente os projetos de financiamento para os agricultores familiares e pescadores); infra-estrutura viária, de energia e de irrigação; distribuição de sementes; apoio à comercialização e aquisição direta, pela Prefeitura, de produtos para a merenda escolar e assistência social; dentre outros.

Em cinco anos (2005/2010), incluindo-se o proveniente do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o volume de crédito aplicado na produção cresceu de R$ 80 mil para R$ 10 milhões.
No mesmo período, em decorrência das políticas adotadas, foram geradas no setor primário ribamarense mais de 1.200 oportunidades de trabalho e adquiridos pela Prefeitura cerca de 1 milhão de quilos de produtos, que se destinaram à alimentação escolar dos quase 20 mil alunos da rede municipal de ensino e à Cozinha Escola Municipal - uma escola profissionalizante que, além de formar culinaristas, fornece, diariamente, 200 refeições gratuitas a pessoas carentes cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social da Prefeitura.
O resultado disso é que nos pólos agrícolas de São José de Ribamar se encontram, atualmente, inúmeras experiências bem-sucedidas de cultivo de hortaliças, fruticultura, criação de galinha caipira, suinocultura e psicultura. A articulação sustentável, pelo governo municipal, de programas de educação, saúde e geração de renda torna visível a melhoria da qualidade de vida da população do campo.

Compra local - São José de Ribamar é o único município maranhense, e o primeiro do país, a implantar, com recursos próprios, o programa Compra Local Municipal. Por meio dele, a Prefeitura compra a produção dos pequenos agricultores familiares e pescadores artesanais.

A experiência exitosa do Compra Local Municipal de São José de Ribamar já foi copiada por outros municípios, como Teresópolis, no Rio de Janeiro.

Feira de Safra - Paralelamente a esse programa, a Prefeitura realiza, desde 2005, o projeto itinerante Feira de Safra, que possibilita aos agricultores, criadores e pescadores a venda direta de seus produtos ao consumidor final, eliminando, desta forma, a figura do atravessador. O projeto também beneficia os consumidores, que têm a oportunidade de adquirir produtos de ótima qualidade a preços bem abaixo dos praticados nas feiras e mercados.

Por meio do Compra Local Municipal e do Feira de Safra, já foram comercializados mais de mil toneladas de alimentos provenientes da agricultura familiar e da pesca.
A Fábrica de Gelo (com câmara frigorífica) e a Fábrica de Beneficiamento de Pescados e Mariscos, ambas construídas e equipadas com recursos próprios da Prefeitura, são outros dois importantes projetos de incentivo à produção e à comercialização de alimentos.

Na primeira, os pescadores, além de adquirirem barras de gelo utilizadas nas embarcações, utilizam gratuitamente a câmara frigorífica, com capacidade para 10 toneladas, eliminando o custo de armazenamento, um significativo componente do preço final do pescado.

Já na Fábrica de Beneficiamento de Pescados e Mariscos, pescadores e marisqueiras dispõem de equipamentos de alta tecnologia para beneficiar, higienizar e embalar os seus produtos, agregando-lhes valor e tornando-os mais atrativos ao mercado consumidor.
Saiba mais

A Prefeitura de Ribamar concluirá, nos próximos meses, com recursos próprios, as obras de construção do novo Mercado Municipal, cujas instalações, além de comportarem novos pontos de venda de produtos da agricultura familiar e da pesca, abrigarão loja de artesanato, confecções, embalagens, lanchonetes, restaurante, farmácia, sorveteria, alfaiataria, artigos de praia e outros negócios estimuladores do turismo, outra importante atividade econômica da cidade do santo padroeiro do Maranhão.

Nenhum comentário: