sábado, 14 de setembro de 2013

Peça Uma Noite na Lua, monólogo encenado por Gregorio Duvivier, será apresentada hoje e amanhã no Teatro Arthur Azevedo.

Humor e emoção em espetáculo

 
 
 
Hoje e amanhã, no Teatro Arthur Azevedo (Centro), às 19h, estará em cartaz a peça Uma Noite na Lua. A montagem é uma parceria entre o cofundador do canal Porta dos Fundos, Gregorio Duvivier e o diretor e autor João Falcão.
Sucesso na internet com o Porta dos Fundos, Duvivier desta vez encara uma comédia adulta com texto carregado de jogo narrativo engenhoso, humor e alta carga poética. “É um tipo de comédia diferente da que fazemos no Porta dos Fundos, uma peça com uma história que faz rir mas que ao mesmo tempo emociona”, diz o artista.
Gregorio Duvivier diz que se apaixonou pelo texto quando fez a primeira leitura, incentivado pelo sogro João Falcão (o escritor é pai de Clarice Falcão, mulher de Duvivier). “O João sempre dizia que o texto era minha cara e me convidou para fazer a leitura. De cara me apaixonei e quis participar do projeto”, relembra Duvivier.
A peça conquistou o 7º Prêmio APTR de teatro e conta a história de um escritor que luta para terminar uma peça sobre um homem solitário, que processa suas ideias em cima de um palco e convive com a recordação de sua ex-mulher, Berenice.
Ele precisa provar para si mesmo, para Berenice e para uma lista quase interminável de pessoas, que tem talento, que pode criar um texto para o teatro em uma noite. Assim, a imaginação e devaneios do personagem são acompanhados pela plateia, como se ela estivesse dentro da cabeça dele. É o poder do pensamento e seu exercício da liberdade.
Duvivier diz se sentir estimulado em dar vida a um personagem que foge ao formato do stand up. “Acho legal mostra algo que o público não está acostumado a ver”, diz. Quanto ao fato de a peça ter sido encenada por Marco Nanini, ele salienta que é uma “grande responsabilidade, mas depois que eu parar, quero que outros atores remontem, afinal este texto não pode ficar parado”, opina.
Para essa montagem o diretor João Falcão optou por uma encenação desprovida de cenário. Não há nada sobre o palco, do ator. “O João queria uma montagem mais ‘franciscana’, com foco no ator e na poesia do texto”, comenta Duvivier. A luz e a trilha sonora completam a
atmosfera da peça.

Trajetória – Gregorio Duvivier começou a fazer teatro no Tablado, onde fez aulas por 10 anos. Aos 17, estreou a peça Z.É. - Zenas Emprovisadas, ao lado de Fernando Caruso, Marcelo Adnet e Rafael Queiroga. A peça, uma maratona de improvisação, levou o prêmio Shell de Teatro e ficou em cartaz por 10 anos.
Durante esse tempo, atuou em filmes como Pode Crer, Apenas o Fim, À Deriva, Vai Que Dá Certo, 5 Vezes Favela e em peças como O Lobo da Estepe, Como Vencer na Vida Sem Fazer Força.
Escreveu em parceria com Clarice Falcão a peça Inbox, indicada aos prêmios Questão de Crítica e APTR de Melhor Texto. Também com ela, escreveu para os seriados Louco Por Elas, As Cariocas e As Brasileiras, além do seriado O Fantástico Mundo de Gregorio, para o Multishow.

Serviço


• O quê
Uma Noite na Lua, com Gregorio Duviver
• Quando
Hoje e manhã, às 19h
• Onde
Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, Centro)
• Ingressos
R$ 60,00 (plateia); R$ 50,00 (demais lugares) meia
entrada para estudantes

Nenhum comentário: