quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Maranhão bate novo recorde na criação de empregos


O Maranhão bateu novo recorde em criação de empregos em julho. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, nos últimos sete meses, houve um acréscimo de 22.913 postos de trabalho, numa expansão de 6,75%. Em termos absolutos e relativos, isto representa o melhor desempenho do estado desde que o Caged começou a ser registrado, em 1999.

Segundo o Caged, somente no mês de julho 4.473 empregos de carteira assinada foram criados, crescendo 1,25% em relação ao mês anterior, mantendo uma curva ascendente no desenvolvimento do mercado de trabalho, superando o resultado de todos os estados brasileiros.

Tal comportamento positivo deveu-se à geração de empregos, principalmente nos setores da Agropecuária (1.260 postos), da Construção Civil (1.176 postos), do Comércio (805 postos) e de Serviços (790 postos). Em termos comparativos, o desempenho do Maranhão no mesmo período do ano passado foi de apenas 1.195 novos postos – uma diferença de quase 3.500 vagas em relação a julho deste ano.

Para o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, o bom desempenho é reflexo do aquecimento da economia maranhense, que vive a expectativa da chegada de grandes empreendimentos no estado. “A implantação da aciaria em Açailândia, a construção da termelétrica MPX em São Luís já estão a pleno vapor e isso se reflete no número de vagas de trabalho que estão sendo oferecidas aos maranhenses”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário: