domingo, 29 de agosto de 2010

Sebrae conclui estudo sobre o zoneamento turístico do Maranhão


O Sebrae Maranhão encerra o Projeto Zoneamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento para o Turismo do Estado, iniciado em fevereiro deste ano, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo. Para divulgar o resultado do trabalho, que prioriza os pólos de São Luís, Lençóis Maranhenses (cidade de Barreirinhas) e Chapada das Mesas (cidade de Carolina), estão sendo realizados nesta semana uma série de workshops nos principais mercados emissores mapeados pelo projeto – Piauí, Ceará, Pará e Tocantins, além de cidades no próprio Maranhão.

Para o secretário Turismo, Tadeu Palácio, "o projeto certamente trará resultados positivos no que diz respeito ao aquecimento e o incremento do turismo local. Outro ganho para o Estado é fomentar o turismo dentro do Maranhão, estimulando principalmente os maranhenses a conhecerem as belezas naturais que os pólos tem a oferecer"pontua.

Já foram realizados eventos nas cidades de Teresina (23/08), Fortaleza (25/08) e Belém (25/08), Imperatriz (sexta-feira, 27/08) e na quarta-feira da próxima semana, dia 1º de setembro, o workshop acontece em Palmas (TO).

Conhecendo o Maranhão - Um material promocional foi elaborado exclusivamente para divulgar os novos pacotes nos mercados emissores. Com o slogan “De malas prontas para o Maranhão”, ele agrega as sugestões de roteiros para cada pólo, com opções de hotéis e restaurantes.
“O grande ganho desse trabalho é que os roteiros ficam à disposição do trade como uma boa ferramenta a ser utilizada entre os turistas locais, tornando assim o Maranhão conhecido pelos maranhenses. Além disso, é claro, eles podem aproveitar a proximidade dos fortes mercados regionais para atrair mais turistas ao Estado”, destaca a coordenadora da carteira de Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae/MA, Rachel Miranda Jordão.

O Projeto de Zoneamento teve três objetivos básicos: elaborar pacotes turísticos regionais, fortalecer o turismo na baixa temporada e tornar os empresários do trade dos três pólos participantes ativos do processo.

Cada pólo elegeu um operador, responsável por comercializar os pacotes em sua respectiva região, aliando também seus parceiros – hotéis, pousadas, restaurantes e receptivos. “Foram as próprias operadoras que, junto ao trade, criaram os pacotes”, revela Rachel Miranda Jordão.

Para São Luís foram idealizados oito pacotes diferentes, com roteiros de três a seis dias e saída mínima de duas pessoas. Para os Lençóis Maranhenses seis pacotes de quatro dias e três noites, com roteiros em grupo ou privativos de até quatro pessoas, saindo todos os dias de São Luís. Já para Carolina foram idealizados roteiros de três a cinco dias, com saída mínima de duas pessoas.

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