terça-feira, 17 de agosto de 2010

Gestores já estão sendo capacitados para plano de desenvolvimento do MA


Os grandes empreendimentos que estão em via de instalação no Maranhão devem trazer resultados positivos em prol da população maranhense, maximizados com ações concretas para minimizar os efeitos negativos que todo grande projeto traz em sua instalação. É com essa concepção que cerca de 50 técnicos do governo do Maranhão e gestores municipais estão sendo capacitados para a elaboração e gestão de planos estratégicos de desenvolvimento local e regional.

Trata-se do Curso Internacional de Gestão Estratégica do Desenvolvimento Regional e Local promovido pelo Governo do Maranhão, através das secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e de Indústria e Comércio (Sinc), numa parceria com os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Integração Regional.

“O momento ímpar em vive o Maranhão com uma carteira de investimentos para os próximos seis anos que superam R$ 100 bi”, destacou o secretário de Estado da Indústria e Comércio (Sinc), Maurício Macedo, representando o governo do Estado durante a solenidade de abertura oficial do curso, ontem, na sede da Secretaria. Macedo estava acompanhado da secretária adjunta de Planejamento, Coordenação, Acompanhamento e Avaliação, Rita de Cássia Leal Fonseca dos Santos.

Entretanto, alertou Rita dos Santos: “Temos que ter a preocupação em responder os anseios da população para que esses empreendimentos não tragam transtornos. Temos que assegurar o desenvolvimento local com o fortalecimento e aparecimento de novos empregos e com geração de emprego aos maranhenses”. Em complemento, o secretário Maurício Macedo afirmou que a economia maranhense deve crescer algo em torno de 10%.

O secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Henrique Villar, elogiou o governo do Maranhão pela iniciativa em qualificar diversos técnicos maranhenses. “Necessitamos de pessoas qualificadas, de agentes públicos, que pensem o Estado em uma perspectiva maior, do ponto de vista do desenvolvimento regional e nacional e como co-autores de política de desenvolvimento do governo federal que busca crescimento econômico com justiça social.

O representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Sérgio Magalhães, complementou: precisamos ter um programa de governo com ações de cunho sociais e ambientais. “Esse é novo momento em que vivemos. Das políticas integradas para um espírito virtuoso de desenvolvimento econômico e social”, concluiu.

Mais

Durante três semanas, os integrantes do curso terão aulas teóricas e práticas englobando aspectos econômicos, sociais e políticos, além da transmissão de técnicas e métodos concretos de gestão, sem perder de vista o contexto da globalidade do processo de desenvolvimento nacional, que tem como metodologia exercícios práticos de elaboração de planejamento estratégico onde serão utilizados conceitos aplicados aos municípios de Bacabeira, Santa Rita e Rosário, que serão diretamente impactados pela implantação da Refinaria Premium, da Petrobras.

Nenhum comentário: