Estádio Castelão deve voltar a funcionar somente em 2011
SÃO LUÍS - Quando visto de longe, a impressão é a melhor possível. Poderíamos até arriscar um palpite: o Castelão está totalmente pronto para a prática do futebol. Mas a impressão vai mudando à medida que começamos a passear pelo estádio. Com exclusividade, o Imirante Esporte teve acesso a todos os setores do Castelão.
Segundo o secretário de Esportes, Francisco Souza Neto, foram gastos R$ 44 milhões no governo anterior, mas a obra não foi concluída pela construtora Petra. Foram realizadas obras estruturais e no campo de jogo, mas muita coisa ainda precisa ser feita para que o Castelão possa voltar a funcionar de acordo com o que determina o Estatuto do Torcedor.
- Estruturalmente, foi tudo concluído. O estádio não corre mais perigo de cair, segundo os laudos técnicos encaminhados à Secretaria – afirmou Souza Neto.
O gramado é, sem dúvida, um dos melhores do país, mas pouca coisa foi feita fora dele.
A estrutura das arquibancadas continua no cimento. Nenhuma cadeira sequer foi instalada. Até mesmo as que existiam no setor de cadeiras foram retiradas dando lugar a mais uma imensa arquibancada de concreto.
Nos vestiários, as obras foram apenas iniciadas. Somente o revestimento nas paredes foi colocado. Não há banheiros, portas, cadeiras, e o acesso aos vestiários continua um imenso lago.
Nenhum dos dois placares eletrônicos funciona. A iluminação do Castelão também precisa ser toda renovada. Embora existam lâmpadas instaladas nas torres, elas não funcionam. As lâmpadas que existiam nas marquises foram retiradas.
No setor de imprensa, falta concluir as cabines de transmissão das emissoras de rádio e TV. Os camarotes VIPs ainda não foram finalizados, assim como os bares.
Souza Neto afirmou à reportagem que um novo processo de licitação será aberto após o período eleitoral.
Copa de 2014
O secretário Souza Neto disse que o governo do Maranhão respondeu, positivamente, a uma consulta feita pela CBF. Perguntado sobre o interesse de tornar-se subsede da Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil, o Maranhão disse sim.
- As primeiras etapas já foram vencidas. Quanto ao aspecto belezas naturais, rede hoteleira e local de treinamento (Estádio Castelão), o Maranhão já foi aprovado, mas ainda restam algumas etapas importantes e vamos aguardar até o fim, mas se formos escolhidos como subsede da Copa de 2014 será muito importante – adiantou.
No governo anterior, o Maranhão não demonstrou qualquer interesse em sediar jogos da Copa do Mundo. Embora tenha recebido uma carta de encargos da Confederação Brasileira de Futebol, o governo sequer deu resposta.
Museu do Futebol
O Estádio Castelão deverá ganhar um "Museu do Futebol". O secretário Souza Neto disse que pretende instalar, na entrada do setor de cadeiras, um memorial do futebol maranhense com fotos, vídeos, áudios dos grandes craques e também dos grandes nomes da crônica esportiva.
Um comentário:
Muito bom essa matéria. Mas como o governo está em constante trabalho para tirar o Maranhão da miséria e analfabetismo e melorias na edução acho que as atenções para esses tipos de aspectos não são muito pensadas não.
De um modo geral é preciso melhorar, de qualquer forma, a estrutura do estado do nosso querido estádio regional. Vamos supor que tenhamos dois lados: social e esportivo então temos que dá prioridade ao social(educação, segurança, empregos etc.) para depois vermos o outro lado da coisa.
Diogo Bonjovi
Msn e facebook: Diguinhoon@hotmail.com
Orkut: Diguinhoon7@gmail.com
Abração.
Postar um comentário