terça-feira, 20 de julho de 2010

Veleiro Cisne Branco vai atracar em São Luís pela primeira vez

Veleiro Cisne Branco

O veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, vai atracar no Porto do Itaqui neste sábado (24) e permanecerá até terça-feira (27). Em geral, o navio, tido como um dos maiores e mais belos de sua categoria, fica aberto à visitação pública nos portos onde atraca. Entretanto, segundo a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), ainda não foi confirmada a abertura do barco aos cidadãos ludovicenses.

"Haverá um coquetel para convidados domingo [25]", disse o comandante da CPMA, capitão-de-mar-e-guerra Nelson Ricardo Calmon Bahia. Ele afirmou também que o navio vem de um evento náutico internacional ocorrido em Porto Rico e que, de São Luís, partirá para o Rio de Janeiro.

O Cisne Branco é um veleiro de grande porte (Tall Ship). O barco tem 76 metros de comprimento, possui 32 velas instaladas em três mastros, sendo o maior deles de 46 metros de altura, equivalente à de um prédio de 15 andares. Similar às galeras do século XIX, o Cisne Branco foi construído pelo estaleiro holandês Damen, lançado ao mar pela primeira vez em 4 de agosto de 1999, na cidade de Amsterdã, na Holanda.

O Cisne Branco foi construído para representar a Marinha do Brasil em grandes eventos náuticos, tanto nacionais quanto internacionais, além de fomentar a mentalidade marítima na sociedade, como cultuar as tradições navais e contribuir para a formação de marinheiros.

O barco foi incorporado à Marinha brasileira em evento ocorrido às margens do Rio Tejo, em Portugal, durante a largada da regata internacional comemorativa aos 500 anos do descobrimento do Brasil, no dia 9 de fevereiro de 2000, exatamente no mesmo dia e local em que Pedro Álvares Cabral partira com sua esquadra para aportar na "Terra Brasilis" a 22 de abril de 1500.

Uma curiosidade sobre o veleiro Cisne Branco é que existe um segundo barco com as características similares à do navio brasileiro, o "Stad Amsterdam", de bandeira holandesa, lançado ao mar no ano 2000.

O Cisne Branco é o terceiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome. O primeiro foi um veleiro de 79 pés de comprimento, construído em madeira; possuía dois mastros e era tripulado com 20 homens; realizou apenas uma viagem de instrução com Guardas-Marinha, no ano de 1979. O segundo navio a ostentar o nome foi um veleiro de 83 pés de comprimento, com mastro e casco construídos em alumínio. Este veleiro substituiu o primeiro e realizou viagens de instrução com Guardas-marinha, nos anos de 1980 a 1986, quando passou à Escola Naval, para servir como veleiro de instrução, até o seu descomissionamento no ano seguinte.

Tecnologia - Apesar de ser construído totalmente no estilo dos "clippers" do século XIX, o Cisne Branco tem apenas cinco anos de vida e está equipado com tecnologia moderna. A tripulação dispõe de acomodações exclusivas com climatização e quartos com TV, DVD e banheiros individuais. Tem capacidade para transportar 85 pessoas e chega a navegar a 30 km/h à vela.

A construção do navio ocorreu em tempo recorde, um ano e três meses e teve, como principal propósito, permitir ao Brasil participar com um navio de propulsão à vela, da histórica travessia comemorativa dos 500 anos de seu descobrimento.

Ficha técnica


Navio: Cisne Branco
Comprimento: 76m
Largura: 10,5m

Calado: 4,8m

Deslocamento: 1.038 toneladas

Altura do mastro grande: 46,4m

Área vélica (máx.): 2.195 m²

Velas redondas: 15

Velas latinas: 10

Velas auxiliares: 6

Vela de mau tempo: 1

Velocidade máx. à vela: 17,5 nós (30 km/h)

Propulsão auxiliar: 1 motor diesel 1001 HP a 1.800 RPM

Nenhum comentário: