segunda-feira, 19 de julho de 2010

Terreiro do Vale Festejar recebe grande multidão


Thamirys D'Eça
Da equipe de O Estado

Centenas de pessoas aproveitaram a noite de sábado para apreciar a cultura maranhense no Maranhão Vale Festejar, que este ano está acontecendo na Lagoa da Jansen. O espaço ficou pequeno para o grande público que foi se divertir no São João fora de época do estado.

"Não é São João fora de época. É São João dentro da época de férias", disse o secretário de Estado da Cultura, Luís Bulcão, presente à festança.

A empresária Estefânia Gouvêa afirmou que pela terceira vez estava indo ao Vale Festejar. "Não me canso de vir. Acho um ótimo programa. Dá para se divertir, beber, ouvir boa música e trazer toda a família", disse. Ela foi uma das primeiras a chegar ao lugar e, por isso, teve a oportunidade de ver a primeira atração da noite, que foi a Dança Portuguesa Arte e Beleza de Portugal.

Com um público ainda chegando e se acomodando, o Boi Unidos Venceremos, grupo que se apresentou com 60 integrantes e tem 14 anos de fundação, entrou no palco e empolgou a platéia. O terceiro a subir ao palco foi um dos mais antigos bois do Maranhão, o da Fé em Deus, que se apresentou com 100 integrantes e tem 80 anos de fundação. O ritmo da zabumba encantou a turista piauiense Raquel Travassos, que escolheu o Maranhão para passar as férias. "É a primeira vez que venho ao Vale Festejar. Acho legal prolongarem o São João. No Piauí não tem disso", observou.

Às 20h30, o terreiro do Maranhão Vale Festejar já estava praticamente lotado. Foi quando começou a apresentação do Boi Meu Tamarineiro, que tem 100 integrantes e 37 anos de fundação. "Gostei das cores e do casal de crianças dançando entre os outros componentes. É a prova de que haverá a renovação da cultura do Maranhão", disse a atriz circense Taís Costa.

Também aproveitando as férias no Maranhão, o comerciante Henrique Valdéz se encantou com a apresentação do Boi de Axixá, que animou o publico com a mais conhecida toada do boi, "Bela Mocidade". "Vim do Pará e nunca tinha visto algo parecido. Muito bom", resumiu ele.
Depois do grupo de Axixá, foi a vez de mostrar sua força o Boi de Pindaré. Os cazumbás foram a atração para a estudante Tâmara Araújo. "Achei legal esse boi. Os cazumbás enormes chamam bastante atenção", opinou.

O diferencial do Boi Brilho da Terra foi colocar os brincantes para fora do palco e dançar com a platéia. Umas das que apreciou a façanha de perto foi Mariana Oliveira, de 9 anos. Ela afirmou que só pôde presenciar o momento porque estava de férias. "Se não estivesse de férias, não estaria aqui porque minha mãe não me deixa ficar acordada até tarde. Eu gostei de vir e pegar no boi", contou.

A penúltima atração da noite de sábado foi o Boi do João Paulo, que fez o público bater matracas. "Trouxe as matracas de casa. Gosto de acompanhar o ritmo dos bois desse sotaque", disse a auxiliar judiciária Mery Santos.

A atração mais esperada da noite e que fez com que a platéia permanecesse até à 0h, quando começou a se apresentar, foi o Boi da Maioba, que mais uma vez mostrou seu favoritismo e tradição. "Valeu esperar até o fim. Adoro o Boi da Maioba", disse a dona-de-casa Silvana Cutrim.

Artistas - Sem dúvida, o maranhense é apaixonado pela sua cultura. Ter a oportunidade de apreciar de perto uma das melhores épocas do ano - o São João - do estado, por mais uma temporada, tornou o Maranhão Vale Festejar motivo de comemoração por parte do público. Engana-se, porém, quem acredita que só a platéia aproveita a ocasião para se esbaldar de tradição típica do período. Os artistas que fazem com que a festa aconteça são um dos maiores agraciados.

Para o cantador do Boi Unidos Venceremos, Antônio Fausto Silva, assim como para a instrumentista do Boi da Fé em Deus, Heridan Guterrez, o Maranhão Vale Festejar contribui para transformar as brincadeiras juninas em mais um dos cartões de visita do Maranhão. "Todos nós gostamos da cultura e conservar essa tradição por mais um mês é muito bom para todos. Os grupos ficam ainda mais conhecidos", disse Antônio Fausto.

A iniciativa também é festejada por Oswaldo Preto, cantador do Boi Meu Tamarineiro, e o cantador do Boi de Axixá, Nonato Alves. "As pessoas pensam que em julho estamos cansados, mas não. Vamos ao Vale Festejar com muito gosto", afirmou Alves.

Genésio Sebastião Pereira, o Gegê, cantador do Boi de Pindaré, e Silvio Freitas, cantador do Boi Brilho da Terra, lembraram que o evento também é festejado pelos turistas. "Os grupos se apresentam no período em que mais tem turistas na cidade. É a oportunidade de mostrarmos nossa cultura para quem não a conhece e isso é muito bom", avaliou Gegê.

Para Valdinar Moraes, cantador do Boi do João Paulo, a experiência é nova. "É a primeira vez que nos apresentamos no Vale Festejar. O grupo está aproveitando cada momento disso tudo", enfatizou.

Já no Boi da Maioba, a festança acontece há vários anos. "Para quem é de boi, o São João devia ser era o ano inteiro. Ter além do mês de junho o de julho para festejar a cultura popular é maravilhoso. Nos acostumamos a vir todos os anos", disse um dos brincantes.

Mais
O Maranhão Vale Festejar 2010 teve sua abertura no dia 9 de julho e seguirá com apresentações de sexta-feira a domingo até 1º de agosto. O evento é uma realização da Associação dos Amigos do Bom Menino das Mercês, tem patrocínio da Vale e conta com apoio do Supermercado Mateus, Guaraná Jesus e Sistema Mirante.

Programação desta semana

Sexta-feira, 23

18h Tambor Catarina Mina
18h30 Dança Portuguesa Juventude
19h Cia Sotaque de Imperatriz
19h30 Boi de Dona Zeca
20h Boi União da Baixada
20h40 Boi de São Cristóvão de Viana
21h20 Boi da Floresta
22h Boi de Axixá
23h Boi da Pindoba

Sábado, 24

18h Quadrilha Formozinha do Sertão
18h30 Boi de Arari
19h Boi de Coroatá
19h30 Boizinho Incantado
20h Boi do Maiobão
20h40 Boi Encanto da Ilha
21h20 Boi de Iguaíba
22h Boizinho Barrica
23h Boi da Maioba

Domingo, 25

18h Banda do Bom Menino
18h30 Boi Mocidade de Pinheiro
19h Amos da Baixada
19h30 Boi de Santa Fé
20h Boi de Presidente Juscelino
20h40 Boi Capricho de Bom Jesus
21h20 Boi de São Simão
22h Cacuriá de Dona Teté
23h Boi de Nina Rodrigues

Nenhum comentário: