segunda-feira, 12 de julho de 2010

Impur trabalha em novo paisagismo de avenidas e retornos de São Luís


Os novos jardins exibem palmeiras imperiais, fênix, agaves, bromélias e flamboyants e porque não os belos ipês, árvore símbolo do nosso país?

O Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) está intensificando ações de paisagismo e de conservação de áreas verdes de avenidas e retornos de grande fluxo de veículos em São Luís. Em mais uma etapa dos serviços, equipes do órgão trabalham, nesta semana, na avenida Jerônimo de Albuquerque, próximo ao elevado da Casa do Trabalhador, no Calhau. Os novos jardins exibem palmeiras imperiais, fênix, agaves, bromélias e flamboyants.

A presidente do Impur, Maria de Lourdes Duarte, vistoriou, na manhã desta segunda-feira (12), os serviços realizados na área de 40 mil m², na Jerônimo de Albuquerque, onde está sendo realizada uma composição com palmeiras, plantas de ajardinamento e mudas de árvores de pequeno porte.

“Estamos plantando aqui diversas espécies como palmeiras imperiais (Roystonea oleracea), fênix (phoenix roebilinii), agaves (agave tequilana), bromélias (alcantarea imperialis) e flamboyants (delonix regia)”, disse Maria de Lourdes ao acrescentar que todas elas são adaptáveis ao clima de São Luís.

Os novos jardins já podem ser vistos nas praças Benedito Leite, Pedro II, João Lisboa, Maria Aragão, Largo do Carmo, nos canteiros centrais das avenidas Beira-Mar, Colares Moreira, Marechal Castelo Branco, Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche e Curva do Noventa.

Segundo Maria de Lourdes, as espécies valorizam os espaços urbanos, como os canteiros das avenidas, com o devido cuidado de segurança ao trânsito e aos pedestres. “Vale ressaltar que essas espécies são resistentes ao clima quente, têm uma floração constante e mantêm a cidade florida”, observou a presidente do Impur.


Beleza paisagística - Maria de Lourdes afirmou, ainda, que as ações implementadas têm o objetivo de proporcionar um novo aspecto visual e melhorar a beleza paisagística e estética de São Luís. “Na área do elevado do Trabalhador, estamos trabalhando também com plantas de ajardinamento - aquelas que dão flores - como alamandas (allamanda cathartica), alfinetes grandes (centranthus ruber) e bougainville, o que embeleza muito mais a cidade”, disse.

Na área do elevado da Cohama, o Impur já executou intervenções de paisagismo com a colocação de grama e o plantio das espécies alamandas (allamanda cathartica), barbas de serpente (ophipogon jaburan), dracenas-fitas (dracaena sanderiana), alfinetes grandes (centranthus ruber) e agaves (agave tequilana). “A grama é um item que garante um aspecto mais belo e verde, proporcionando mais beleza aos nossos logradouros”, assinalou Maria de Lourdes.

A presidente do Impur solicitou ainda a contribuição dos transeuntes para manter o ajardinamento dos canteiros, preservando as espécies sem retirá-las dos locais. “A gente precisa conscientizar as pessoas para a preservação das espécies, porque o verde dá vida e transforma a paisagem”, afirmou.

2 comentários:

Anônimo disse...

tava na hora ...slz ta uma vergonha ...ja vejo mudanças

Barbara Prado disse...

Muito louvável cuidar da cidade, aliás obrigação da gestão pública. Só nos falta compreender que não basta beleza, é preciso sustentabilidade e para isso é preciso estudar o que pode ser utilizado em São Luís. Não são as plantas que devem ser aclimatadas a nossa ilha, é nossa ilha que precisa receber as espécies certas que mantenham nosso clima, e somente aquelas que fazem parte de nosso ecossistema insular. Fora isto é só mais um gesto de boa vontade, e de boa vontade a história esta cheia de grandes erros para mostrar.