A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) iniciou a construção da Rede Interceptora do Sistema de Esgotamento Sanitário São Francisco e da Bacia do Bacanga. O objetivo da obra é ampliar a coleta de esgotos em São Luís. Os serviços tiveram início em junho, com a colocação das estacas para a sustentação da Rede Interceptora no bairro Renascença II, localizada atrás do Tropical Shopping.
Após a implantação das estacas, teve início a construção de cerca de três mil metros de rede interceptora de esgotos que vai do Renascença I ao Poço de Visita (PV) do Jaracati, localizado atrás do Shopping Jaracati. Por sua vez, o PV do Jaracati interligará a rede interceptora do Renascença à rede interceptora do Jaracati, quando os efluentes serão enviados para a Estação de Tratamento de Esgotos do Jaracati.
Além dessa rede interceptora, será construída ainda a Estação Elevatória de Esgotos do Renascença, para que os efluentes enviados ao Jaracati não transbordem pela Avenida Colares Moreira em razão do desnivelamento da área. A rede interceptora é formada por tubulações que recebem os esgotos da rede coletora e os envia para as estações de tratamento.
Essa obra faz parte de um projeto que envolve a construção das redes interceptoras do São Francisco I, que terá 2.092 metros e diâmetro de 300 milímetros; do São Francisco II, com 880 metros e diâmetro de 300 milímetros e São Francisco III, com 675 metros e diâmetro de 300 milímetros, que beneficiará toda a área da Lagoa da Jansen.
As obras de construção da Bacia do Bacanga, com 15 km² de área, compreendida entre a margem direita do rio Bacanga e parte da margem esquerda do rio Anil, com 57 sub-bacias de contribuição, beneficiarão cerca de 140 mil habitantes. As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do São Francisco, com área de 19 km², localizado à direita do rio Anil, indo da Ponte Bandeira Tribuzi até a bacia Oceânica, com 113 sub-bacias de contribuição, beneficiarão 120 mil habitantes.
Após a conclusão dos serviços, as duas estações (Jaracati e Bacanga) passarão a operar com as suas capacidades máximas, tanto de coleta, quanto de tratamento de esgotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário