A alegria e o colorido típicos da festa de São João contagiaram brincantes e espectadores nos dois principais pontos de festejos de São Luís, sábado. No Parque Junino da Praia Grande, três espaços foram destinados a quem queria assistir a maior variedade de brincadeiras e ritmos, enquanto no Arraial da Liga, na Lagoa da Jansen, o ritmo predominante foi o bumba-meu-boi. E o São João está só começando. No total, a cidade terá mais de 50 pontos de comemoração junina, em uma promoção do Governo do Estado.
Entre as atrações no Parque Junino da Praia Grande estavam dança portuguesa, tambor de crioula, dança do boiadeiro e bumba-bois de vários sotaques. A noite de sábado teve espaço até para o forró-de-serra, típico da região central nordestina.
Na Praça Nauro Machado, a programação iniciou-se por volta das 19h. Uma das atrações que mais prendeu a atenção do público foi o Bumba-meu-boi da Maioba. Com suas toadas marcadas pelos toques dos pandeirões e das matracas e reverenciando as diversas manifestações culturais e as belezas naturais do Maranhão, o grupo não deixou ninguém parado.
“Eu perguntei o que eu não poderia deixar de ver a um guia de turismo e ele me disse que vir ao Maranhão no São João e não ver o Boi da Maioba é não conhecer o São João daqui. Realmente é muito lindo”, afirmou a turista paulistana Eveline Santos.
Por pouco mais de uma hora, as atenções na Praia Grande ficaram divididas entre duas apresentações de peso. Enquanto o Boi da Maioba se apresentava na Praça Nauro Machado, o Cacuriá de Dona Teté entrava em cena na Casa do Maranhão. Com um irrecusável convite, Dona Teté chamava o público a brincar com os dançarinos. A sensualidade da dança contagiava e mesmo fora do compasso, muitos arriscavam o rebolado ao som do refrão “Quem não pode, não emprenha...”.
O contador Carlos Piorski destacou a variedade de danças e ritmos no Parque Junino da Praia Grande. “Para quem quer dançar e ver as mais variadas apresentações, o lugar certo é aqui na Praia Grande mesmo”, afirmou.
Lagoa - Na Lagoa da Jansen, a programação, sábado, foi iniciada com a apresentação do Grupo Piaçaba, seguido dos bois Encanto do Olho d’Água, de Apolônio, de Leonardo, da Madre Deus e de Nina Rodrigues e terminou com o Boi de Maracanã.
Um dos pontos bastante visitados no local é o Espaço Mirante, promovido pelo Sistema Mirante. O local é um verdadeiro convite para curtir e dançar ao som de ritmos juninos e o tradicional forró pé-de-serra. O comando da animação da noite foi em homenagem ao Dia dos Namorados e ficou a cargo de Inaldo Bartolomeu. No Espaço Mirante, era fácil encontrar o clima de romantismo de casais dançando forró.
Além do clima de namoro, o sábado também era véspera de Santo Antônio, e essas datas foram lembradas no arraial, que também não deixou de lado a Copa do Mundo de Futebol. Na maioria das barracas e nas roupas das pessoas, as cores verde e amarela eram predominantes.
3 comentários:
em que arraial foi esta foto?
de qual arraial é a foto?
Daniel meu fotógrafo favorito, tentei responder em sua página mas encontrei o espaço pra isso. Quanto a foto eu peguei no site do governo estadual assim como a matéria.
Um abraço
Maranhao Maravilha
Postar um comentário