A OGX Petróleo e Gás recebeu licença prévia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), válida até 18 de novembro deste ano, para a atividade de perfuração de poço exploratório de petróleo e gás no bloco PN-T-68, na Bacia do Parnaíba, localizado em Capinzal do Norte, município onde a empresa pretende instalar uma usina termelétrica com capacidade para produzir 1.000 MW de energia elétrica.
Com validade até 12 de maio de 2012, a empresa de Eike Batista também recebeu licença de operação (LO) da Sema para atividade de pesquisa sísmica em seis blocos na Bacia do Parnaíba, abrangendo os municípios de Barra do Corda, Itaipava do Grajaú, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra, Joselândia, Esperantinópolis , Santa Filomena do Maranhão, Presidente Dutra, Dom Pedro, São José dos Basílios e Tuntum.
A empresa requereu ainda licenças de instalação (LI) e de operação (LO) para atividades de pesquisa sísmica nos mesmos blocos, mas com abrangência nos municípios de Altamira do Maranhão, Alto Alegre, Bacabal, Bom Lugar, Coroatá, Paulo Ramos, Vitorino Freire e Santa Luzia.
Desde o início do ano, a OGX vem realizando pesquisa sísmica na Bacia do Parnaíba, que envolve a utilização de equipamentos tradicionais, típicos de bacias terrestres, como sismógrafo, caixas coletoras de sinal, cabos condutores, redes de geofones, equipamentos portáteis de comunicação, etc, que são materiais de pequeno porte e não provocam movimentação de larga escala na região.
A perspectiva da OGX é de encontrar gás natural na região, insumo que será fundamental para o projeto da empresa de instalar uma usina termelétrica em Capinzal do Norte. Será a segunda planta do grupo no Maranhão, que está construindo uma usina nas proximidades do Porto do Itaqui movida a carvão mineral.
Os sete blocos que estão sendo objeto de pesquisa referem-se à Nona Rodada de Licitações, realizada pela ANP, em 2007, e que foram adquiridos da Petra Energia pelo valor de R$ 10,4 milhões, constituindo a OGX Maranhão Petróleo e Gás.
OGX divulga nota sobre o investimento em Capinzal
A respeito de matéria acima sobre a licença prévia obtida da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, pela OGX Petróleo e Gás, para a atividade de perfuração de poço exploratório de petróleo e gás no bloco PN-T-68, na Bacia do Parnaíba, localizado em Capinzal do Norte, a OGX enviou nota corrigindo algumas informações:
1 – A exploração de gás natural em Capinzal do Norte é um investimento da OGX, em sociedade com a MPX Energia e Petra.
2 – A construção da usina termelétrica integrada a gás natural MPX Parnaíba é um empreendimento da MPX Energia e Petra e deve ter capacidade de produção de 1.863 MW. A OGX participará do empreendimento apenas como fornecedora do combustível (gás natural).
3 – A usina termelétrica MPX Itaqui, em construção no Distrito Industrial de São Luís é um empreendimento 100% MPX Energia, portanto, sem a participação societária de outras empresas do Grupo EBX.
Um comentário:
Muito importante pro desenvolvimento do Maranhão que tudo de certo.O melhor é que esses investimentos no maranhão não passaram na mão desses políticos sujos que enterravam o estado em lama. parabens pra OGX que deus ilumine suas pesquisas e descubra mais riquezas neste solo maranhense tão sofrido. Mas que tanto amo e tenho orgulho de dizer "sou nordertino do maranhão"
Postar um comentário