sábado, 12 de junho de 2010

Obras no antigo Marista devem ser iniciadas em julho


As obras de reforma e restauração do prédio do antigo Colégio Marista, no centro da cidade, deverão ser iniciadas em julho. A estimativa é que sejam aplicados nas obras recursos do Tesouro Estadual no valor de R$ 4 milhões. No prédio - símbolo da educação maranhense, adquirido pelo Governo do Estado, por meio da secretaria de Educação (Seduc) - irá funcionar o Centro de Ensino Médio Tecnológico e Científico em Tempo Integral do Maranhão.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Educação, Anselmo Raposo, durante uma visita técnica às instalações do prédio, quarta-feira (16), acompanhado de uma equipe da Seduc. Ele disse que o centro de ensino em tempo integral deverá estar em pleno funcionamento até o final de dezembro deste ano.
A escola adotará o mesmo modelo pedagógico e as diretrizes do Programa de Desenvolvimento dos Centros de Ensino Experimental (Procentro), uma experiência bem sucedida em Pernambuco. Para o secretário, o recurso a ser utilizado pelo Governo do Estado é um investimento considerando o ganho que a sociedade vai ter em termos de retornos sociais.

Anselmo Raposo disse que a abertura do processo licitatório deverá acontecer em julho. “O projeto arquitetônico está pronto e vamos partir para a reforma do prédio”, disse o secretário acrescentando que os recursos foram alocados, incluindo a aquisição da mobília para a escola funcionar plenamente.

Raposo disse que a visita às instalações do antigo prédio do Colégio Marista é o início de um processo de restauração “da maravilha arquitetônica do prédio desta escola, a fim de proporcionar a outros jovens a continuidade de sua formação.

O antigo prédio do Colégio Marista será transformado em uma escola de tempo integral bilíngüe, com instituto público de idiomas, centro de formação de professores e uma grande biblioteca para a comunidade.

A vistoria técnica as instalações do antigo prédio do Marista, registrou alguns momentos nostálgicos, pois o secretário Anselmo Raposo, considerou sua visita como um retorno ao passado. “Foi neste colégio que iniciei meus estudos, tornei-me o homem que sou hoje e dei inicio à minha formação”, destacou Raposo ao posar diante da sala 172, onde iniciou seus estudos, e visitar a capela de Nossa Senhora do Rosário.

Prédio

O prédio, onde funcionou o Colégio Marista até 2006, está instalado em uma área de 35 mil metros quadrados, no centro de São Luís. Foi incorporado ao patrimônio do governo do Estado em 2008. Além do ensino médio, deverá receber a primeira turma de ensino profissionalizante em tempo integral para atender a demanda de mão-de-obra que surgirá com a implantação da refinaria Premium, da Petrobras, no município de Bacabeira, entre outros empreendimentos que serão implantados no Maranhão.

O Centro de Ensino Experimental contará inicialmente com oito salas temáticas para atender 360 alunos em tempo integral no primeiro ano, laboratórios de Matemática, Física, Biologia, Química e Informática, biblioteca geral e de referências duas quadras poliesportivas cobertas, dois campos de futebol, cinco vestiários, praças, ampla cantina, piscina semi-olímpica, salão de judô, anfiteatro com estrutura de palco, capela e salas de aulas distribuídas em três pisos.

O novo modelo educacional visa assegurar aos alunos do ensino médio educação em tempo integral, capaz de capacitá-los para a formação acadêmica e para o mercado de trabalho. Visa elevar a qualidade do ensino para que os alunos alcancem resultados satisfatórios nos exames de acesso ao ensino superior; levar esses estudantes a definirem seus projetos de vida e oferecer a eles uma gama de cursos profissionalizantes, de acordo com as potencialidades de cada região.

Nenhum comentário: