domingo, 20 de junho de 2010

Festa junina começa nos Vivas


Animação nos quatro cantos da Ilha e opções para curtir todos os tipos de atrações típicas do São João, desde danças portuguesas, cacuriá, quadrilhas e bumba-bois em todos os sotaques. É essa a impressão tida por quem saiu de casa na sexta-feira para prestigiar as manifestações do período junino.

Já no primeiro dia de comemoração na Vila Palmeira, quem roubou a cena foi o filho do músico Wagner Vieira, do Boi “Incantado”. João Carlos de apenas três anos estava vestido a caráter e não ficava quieto um só instante. Quando não estava com as matracas, o instrumento utilizado por ele era a baqueta, que servia para tocar o tambor. “Esse é o primeiro São João dele com o grupo e já está demonstrando familiaridade com a música”, definiu Wágner Vieira.
Na Praia Grande, as ruas estavam lotadas de pessoas à procura de animação para o São João, o Arraial montado no Centro Histórico é dividido em três pontos principais que possibilitam mais diversidade das atrações. No Palco Canto da Cultura, entre os artistas apresentaram-se Tereza Cantu, Gabriel Melônio e Paulinho Akomabu e Tadeu Obatalá.Na Praça Nauro Machado, o Tambor de Crioula da Fé em Deus iniciou a festa que mais tarde terminaria com o Boi Novilho Branco, passando pela Dança Portuguesa Os Lusíadas. Já a Casa do Maranhão foi palco para a Quadrilha Flor da Vila Sertaneja do João de Deus, Boi de São Simão, e o Boi de Ribamar.

O cantor e compositor Betto Pereira aproveitou o clima de festa e fez o lançamento do 11º CD, intitulado “Sotaque de Orquestra”, em show realizado no Ceprama. A intenção do artista é lançar sempre em cada ano um CD em homenagem a um determinado sotaque de Bumba-meu-Boi. “Não há melhor lugar para brincar o São João que não seja em São Luís e por isso que a forma que eu encontrei de celebrar essa diversidade de ritmos . Para o próximo ano já estamos buscando músicas no sotaque de matraca”, explicou Betto.

A programação segue hoje com apresentações em todos os arraiais organizados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Na Praia Grande, a festa começa a partir das19h, com shows de Rosa Reis, Josias Sobrinho, Ronald Pinheiro e Nosly Jr. no Canto da Cultura. O tambor de crioula de Nivô e os bois de Sonhos e Mocidade Axixaense são algumas das atrações que se apresentam na Praça Nauro Machado. A Dança Portuguesa Império de Lisboa do Maranhão e o Boi de Axixá estão entre os grupos que se apresentam no palco da Casa do Maranhão.

No arraial da Lagoa, a programação tem Barriquinha, Quadrilha Flor do Amor, Boi Urubu da Maioba, da Lua, Boi de Leonardo, de Apolônio, Barrica e encerrando a programação o Boi de Axixá.

Nenhum comentário: