Diego Torres
Da Equipe de O Estado
Uma programação cultural bastante diversificada marcou a penúltima sexta-feira de festejos juninos em São Luís. A sexta-feira foi marcada pelo início das festas nos bairros, com apresentações em espaços intitulados “Vivas” e também no Ceprama. No Parque Junino Praia Grande, era possível dançar ao som de todos os ritmos característicos do São João. No Arraial da Lagoa da Jansen, um dos mais movimentados da cidade, a governadora Roseana Sarney prestigiou as apresentações no palco principal.
A governadora fez a sua primeira visita a um arraial desde que as festas juninas se iniciaram. Ela chegou ao local durante a apresentação do “Barrica” e, satisfeita com a participação do público, destacou o forte sentimento, a tradição do bumba-meu-boi e a euforia que a grande maioria dos maranhenses tem durante as festividades juninas.Para ela, o fenômeno cultural no Maranhão só tem sentido por causa do orgulho maranhense a respeito das manifestações folclóricas do estado. “Essa é uma festa diferente de qualquer outra em todo o Brasil. O sentimento, a música e a poesia do São João traduzem exatamente como é a vida do Maranhão. O bumba-meu-boi é a alma de todo maranhense”, afirmou ela.
Na Lagoa da Jansen, era quase impossível encontrar um espaço para assistir à apresentação do “Boizinho Barrica”. Ficar parado era difícil, por causa do ritmo contagiante da Companhia Barrica, uma das mais significativas expressões artísticas maranhenses que completou 25 anos.
A caravana de Piripiri no estado do Piauí esteve em São Luís pelo quarto ano consecutivo e a turista Jaqueline Mello estava muito empolgada ao som do bumba-meu-boi. “Esta é a quarta vez que viemos aqui e certamente não será a última. Todo ano é melhor que o anterior e por isso ficamos aguardando o mês de Junho para vir novamente”, comemorou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário