domingo, 20 de junho de 2010

Empresários estão otimistas com movimentação na rede hoteleira


O otimismo para a confirmação do número recorde é tão grande que tem sido difícil conter a ansiedade de empresários de setores diretamente impactados. Em hotéis e restaurantes situados na orla marítima e no Centro Histórico da capital, a expectativa e os investimentos têm aumentado, embora os visitantes ainda encontrem pontos críticos que necessitam de um maior cuidado do Poder Público.

As secretarias estadual e municipal de Turismo têm encontrado meios bastantes rentáveis como forma de divulgação de São Luís, como a realização de feiras e a participação em eventos de caráter nacional e internacional.

Prova do investimento por parte do Governo do Estado foi a realização do I Salão do Turismo, em novembro de 2009. Além desse evento, o governo estadual participou de importantes feiras, como a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), em São Paulo. Na ocasião, parte do local destinado aos visitantes foi transformado num imenso arraial, com apresentações do Boi Barrica, divulgação por meio de áudio e vídeo da cultura maranhense, além de ter havido folders e cartazes aos participantes. Cerca de 200 operadores e agentes de viagens nacionais e internacionais trabalharam para ajudar no fechamento de pacotes para os festejos juninos no Maranhão. Em Recife, a BNTM (Brazil National Tourism Mart) também teve a presença marcante do Maranhão.

Fluxo - Outra forma de divulgação foi feita por meio de revistas nacionais. Com isso, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) espera receber um aumento de 15% no fluxo de turistas para o mês de junho na capital em relação ao ano passado, o que em números representa 100 mil turistas que vêm visitar o Maranhão.
A secretaria de Turismo do município, por sua vez, tem buscado, além do reforço na divulgação em periódicos nacionais, a inclusão de companhias aéreas, outras alternativas. A Trip Linhas Aéreas, por exemplo, iniciou suas operações no estado com vôos diretos para cinco cidades, forçando com que as demais empresas apresentem preços ainda mais competitivos para esses destinos. A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) realizou também campanhas de divulgação do São João do Maranhão em sete capitais brasileiras: São Paulo, Fortaleza, Belém, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, Teresina e Brasília.

Porém, essa busca pela atração de mais turistas e investimentos precisam ser acompanhados de melhorias em setores importantes, como infra-estrutura e segurança. O engenheiro mineiro Inácio Ribeiro passou uma semana em São Luís, não poupou elogios às manifestações artísticas e culturais do estado, mas foi duro ao criticar a situação em que se encontra o Centro Histórico da capital. “Não é possível que uma cidade tão linda esteja praticamente abandonada. O povo é bastante hospitaleiro, as comidas típicas são maravilhosas, mas não existe nenhum cuidado com os casarões da Praia Grande. O que fizeram àquele prédio do INSS foi um verdadeiro horror”, lembrou.
Hotéis - Com o constante aumento no número de visitantes na capital, um setor que tem muito o que celebrar é o de hotelaria. A maioria dos estabelecimentos tem trabalhado com as taxas de ocupação e reservas com um aumento de até 30% se comparado ao ano passado. Orlando Salatiel tem uma pousada na Avenida Litorânea e espera que o número de hóspedes continue aumentando e que se concretize a expectativa de aumento de turistas. “Nós estamos operando atualmente com cerca de 60% de nossa capacidade e esse percentual tem crescido pelo menos 10% do ano passado para 2010. Até o fim de junho e início de julho, esperamos estar com 100% dos nossos quartos ocupados”, projetou o empresário.

O turismo de negócios também tem se mostrado crescente nos últimos anos. Adson Maia, responsável pelo setor de reservas de um grande hotel em São Luís, afirmou que eventos e congressos têm muita influência no fluxo de hóspedes no hotel e por isso tem sido cada vez maior a busca pela estadia desse tipo de visitante. “Além de manter o hotel cheio em época de baixa estação, nós temos aumentadas as chances de retorno dessa pessoa, quando ele decidir fazer viagens a passeio”, completou.

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