domingo, 20 de junho de 2010

Aeroporto de São Luís terá movimento recorde

Diego Torres
Da equipe de O Estado
O Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado deve apresentar movimentação recorde para o ano de 2010. Se for mantida a média mensal de embarques e desembarques, este ano deve fechar com um número superior a 1 milhão de passageiros.
Maior divulgação do Maranhão em outros estados, novos vôos e investimento em importantes setores. É com esse cenário que a administração estadual da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) espera comemorar mais um ano com ótimos resultados.
Até o mês de maio, os dados apresentados pela Infraero revelam números extremamente otimistas. Nos anos de 2008 e 2009, por exemplo, as operações de embarque e desembarque apresentaram a movimentação de 72.259 e 82.063 respectivamente. Até maio deste ano, 97.678 passageiros utilizaram os serviços do aeroporto. A administração do aeroporto ressalta que os meses de junho e julho sempre terminam com média bastante superior em comparação aos meses anteriores - com exceção ao mês de janeiro, que faz parte da chamada “alta temporada”.
Para acompanhar a retomada do Maranhão como destino turístico com uma maior visibilidade e principalmente o grande volume de investimentos que acaba trazendo mais pessoas para conhecer e até investir no estado, a Infraero anunciou uma série de melhorias para o aeroporto de São Luís.

Entre as principais e maiores estão: a tão esperada climatização do saguão, reforma geral dos banheiros, a substituição do forro, luminárias, e dos suportes da aparelhagem de som, recuperação do muro da área do aeroporto, reforço estrutural de uma das pistas de pouso e ainda a construção de uma área de giro da cabeceira da outra pista.
“Somente a construção da área de giro custará mais de R$ 10 milhões provenientes do Governo Federal”, afirmou o superintendente em exercício da Infraero no Maranhão, Walteuner Bezerra Mendonça.

Licitação - Walteuner Mendonça destacou ainda que a licitação para contratação da empresa responsável pela implantação do sistema de ar refrigerado acontece no próximo dia 24 (quinta-feira) e está estimada em R$ 2 milhões. “Sabemos que essa é uma antiga reivindicação dos passageiros e aos poucos vamos fazendo as reformas para atender da maneira satisfatória à crescente demanda”, afirmou.

Sobre o aumento no fluxo de passageiros, Mendonça acredita que a crise financeira mundial no início do primeiro semestre de 2009 e o anúncio de grandes projetos como a refinaria Premium da Petrobras em Bacabeira e a expansão do Porto do Itaqui, feitos a partir de junho de 2009, também são responsáveis pelo grande número de visitantes no estado. “É importante lembrar que, diferentemente do que acontecia em anos anteriores, esse crescimento se mantém constante, não somente na chamada alta estação, o que revela que não é só turista que passa por aqui”, reiterou.

O número de vôos também já é expressivamente maior que os anos anteriores. Em 2009, aproximadamente 19.300 aeronaves pousaram ou decolaram do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado. Nos cinco primeiros meses de 2010 foi registrado um número 13,69% maior que o mesmo período no ano passado: 7.648 contra 8.695 operações de aeronaves.

Nenhum comentário: