terça-feira, 1 de junho de 2010

Portos maranhenses movimentaram em maio 118 navios mercantes



O Complexo Portuário de São Luís (CPSL), que integra o Porto do Itaqui, o Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale) e Porto da Alumar, movimentou 118 navios mercantes em maio. No mesmo período do ano passado, foram registradas 110 embarcações, o que significa uma alta de 7,2%. Os dados estatísticos são da operadora de praticagem Pratimar e da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Itaqui.

Com o resultado dos últimos 31 dias, calcula-se uma média de atendimento de 3,8 navios por dia no CPSL e uma taxa de estadia (média de tempo de permanência de cada embarcação no atracadouro) de 0,26 dia/navio. No mês de maio de 2009, o desempenho do complexo portuário ficou em 3,5 navios/dia e a estadia ficou em 0,28 dia/navio, ou seja, em maio deste ano o desempenho dos portos aumentou 8,5% e o tempo médio de estadia baixou em 7,6%.
Segundo o sítio eletrônico da Pratimar (conforme atualização das 17h de ontem), o Porto do Itaqui recebeu o maior número de navios no mês de maio deste ano, num total de 53, equivalente a 44,9% do resultado global do Complexo Portuário de São Luís.

Ranking - No Itaqui, o atracadouro mais movimentado foi o Berço 104, com 15 embarcações, o que significa um taxa de atendimento de 2,05 navio/dia. Em seguida ficou o Berço 106, com 13 navios mercantes, equivalente a uma taxa de atendimento (desempenho) de 2,38 navio/dia. Os dois atracadouros são utilizados, em geral, para movimentação de derivados de petróleo, o principal produto da pauta do Itaqui.

Ainda em se tratando do Porto do Itaqui, o Berço 103 movimentou 11 navios em maio, enquanto os berços 101 e 102 computaram sete embarcações cada um. Neste último caso, a taxa de estadia registrou um índice alto, na faixa de 4,42%, se comparado com os demais atracadouros do porto.

Em segundo lugar em termos de movimentação de navios no CPSL ficou o TPPM/Vale, com 46 embarcações no período em referência, equivalente a uma taxa de atendimento médio de 1,48 navio/dia. O atracadouro mais movimentado foi o Píer III/Sul, com 15 embarcações (desempenho médio de 0,48 navio/dia). Na seqüência ficou o Píer I, com 13 navios, seguido pelo Píer III/Norte, com 12 navios.
O Píer II movimentou o menor número de navios no período, seis no total. O atracadouro está localizado no Porto do Itaqui, que o denomina Berço 105, e é utilizado em geral para movimentação de grãos agrícolas, na maioria soja. Já os demais atracadouros do TPPM são utilizados para embarque de minérios (ferro-gusa, pelotas, manganês e principalmente minério de ferro).

O Porto da Alumar, que neste ano voltou a operar os seus dois atracadouros de navios (no ano passado praticamente desativou um dos berços), registrou 19 embarcações, apresentando uma taxa de estadia média de 1,63 dia/navio e desempenho médio de 0,61 navio/dia.

Nenhum comentário: