Relatórios do Sindicato das Agências de Navegação (Syngamar) revelam os operadores que mais atuaram neste ano no Complexo Portuário de São Luís (CPSL), composto pelo Porto do Itaqui, Terminal Marítimo Ponta da Madeira (TMPM/Vale) e Porto da Alumar. Segundo o levantamento do sindicato, das 20 agências marítimas monitoradas pela entidade, 14 apresentaram atividade no período de janeiro a abril, movimentando 432 navios mercantes na Baía de São Marcos.
No período em referência, segundo relatórios da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), o CPSL movimentou 33.431.426 toneladas de cargas, e houve registro de 457 embarcações, isto é, 25 navios a mais que a estatística do Syngamar. Contudo, ressalte-se que a Emap computa operações de abastecimento, de barcos de apoio (como rebocadores) e de navios militares, além das atividades de carga, descarga e transbordo entre embarcações.
Voltando à estatística do Syngamar, na lista de operadores marítimos, destaque para a Muniz Agência, que mobilizou 123 navios no período, seguido pela Brazshipping, com 63 embarcações. Cabe ressaltar que a Brazshipping registrou atividade apenas em janeiro (34 navios) e em fevereiro (29 navios).
De acordo com a estatística, a agência LBH Brasil apresentou o terceiro melhor desempenho do período, com 51 embarcações, sendo 27 em março e 24 em abril. Nos meses de janeiro e fevereiro, a operadora não registrou atividade, segundo o relatório do Syngamar.
Em quarto lugar ficou a agência Oceanus, com 46 embarcações, seguida pela Harms & Cia e a Even Kell, com 32 navios mercantes cada uma. Na seqüência vem a agência Rodos (29 navios), Wilson Sons (21), Fertimport (12), Williams (oito), Pedreiras Transportes (cinco), N. Magioli (quatro), Pennant (quatro) e Trans Overseas (dois).
Abril – O desempenho dos operadores marítimos no mês de abril, com 98 navios contratados, foi o pior do primeiro quadrimestre do ano. Segundo o Syngamar, as agências mobilizaram 116 navios em janeiro, 109 em fevereiro e 109 em março.
Voltando ao resultado de abril, novamente a Muniz Agência ficou na liderança da movimentação de navios, com 32 embarcações no período, seguida pela LBH Brasil, com 24 navios. A agência Oceanus ficou em terceiro lugar na estatística, com 11 embarcações. Na seqüência ficaram as agências Harms & Cia (oito navios), Rodos (seis), Wilson Sons (cinco), Even Keel (cinco), Fertimport (quatro) e N. Magioli (três).
Considerando o resultado por terminal marítimo, o Porto do Itaqui foi o que mais recebeu navios em abril, num total de 46, segundo a estatística do Syngamar. Como curiosidade, o somatório do peso bruto das embarcações é de 1.773.914 toneladas.
O TPPM/Vale registrou 37 navios, sendo 18 no Píer III, 13 no Píer I e apenas seis no Píer II. Já o Porto da Alumar registrou 15 no mês em referência.
Ainda a respeito do Porto do Itaqui, o berço 104 foi o mais utilizado pelas operadoras marítimas, considerando o resultado de abril, com 15 agenciamentos. Na seqüência, ficaram o berço 106 (10 navios), o berço 103 (oito), o berço 102 (sete) e o berço 101 (seis).
Nenhum comentário:
Postar um comentário