terça-feira, 25 de maio de 2010

Navio da marinha francesa visitará o Porto do Itaqui


A corveta La Capricieuse P-684, da frota naval francesa, está programada para atracar no berço 102 do Porto do Itaqui no dia 3 de junho. Trata-se de um navio-patrulha baseado em Caiena, na Guiana. A embarcação é da classe P-400, fabricado pela Constructions Mécaniques de Normandie (CMN), de Cherbourge, na França, e chega a São Luís trazendo uma tripulação formada por 28 tripulantes, entre oficiais e marinheiros.

Segundo a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), o navio francês vem a São Luís para uma operação de abastecimento de rotina. A última vez em que a embarcação aportou em águas maranhenses foi em fins de 2008, com o objetivo de estreitar as relações entre as Marinhas do Brasil e da França e ao mesmo tempo iniciar a divulgação do ano da França no Brasil (ocorrido em 2009).

O navio La Capricieuse, de 54 metros de comprimento e 450 toneladas, tem como principais atividades a proteção da pesca, o patrulhamento e combate, a salvatagem em mar e o combate ao tráfico de drogas. A corveta foi construída em 1983 e entrou em operação em 1986. É da classe P-400, a mesma da corveta L'Audacieuse (P-682) - que já esteve no Porto do Itaqui há alguns anos -, La Bodeouse (P-683), La Fougueuse (P-685), La Glorieuse (P-686), La Gracieuse (P-687), La Moqueuse (P-688), La Railleuse (P-689), La Rieuse (P-690) e La Tapageuse (P-691), todas fabricadas no mesmo estaleiro em Cherbourg, fabricadas no período de 1983 a 1985 e que entraram em serviço no período de 1986 a 1988.
A corveta francesa utiliza dois motores a diesel e tem deslocamento máximo de 454 toneladas, medindo 54,5 metros de comprimento, oito metros de largura e possui calado de 2,5 metros. Tem autonomia de 7,5 mil quilômetros. O navio está equipado com dois canhões de calibre 40 milímetros, com alcance de tiro de 12 quilômetros cada um, além de radar de alcance médio de 27 quilômetros.

Brasil – Em março de 2009, a corveta La Capricieuse P-684 participou, no Brasil, de uma ação conjunta com a Polícia Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Marinha do Brasil. A operação, denominada de “Aimara”, ocorreu na baía de Oiapoque (AP), que faz fronteira com a Guiana Francesa.

A operação teve como meta coibir a pesca ilegal, pirataria, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas e combater de forma cerrada ações depredatórias da natureza na região de fronteira do Brasil com a Guiana Francesa.

Na ocasião, vários barcos pesqueiros no lado da Guiana Francesa, surpreendidos realizando pesca ilegal, abandonavam as redes de pesca e rumavam para o lado do Brasil, onde já eram aguardados pela Polícia Federal e pelo Ibama.

Todas as embarcações fiscalizadas estavam sem a documentação necessária para a prática de pesca comercial.

Mais

Em setembro de 2009, a tripulação da corveta La Capricieuse P-684 participou do desfile da Independência do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), integrando as atividades do Ano da França no Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!

estou acompanhando cada postagem do blog, e me esta sendo muito util.
Parabens!

preciso de uma ajuda para o trabalho da faculdade...
preciso saber quais os principais destinos e atividades do porto do Itaqui - MA?

Muito obrigado!
meu email: rahfaeu@hotmail.com

abraços!

Unknown disse...

Caro leitor, este vídeo é bem explicativo do Porto do itaqui

http://www.youtube.com/watch?v=Ygo1002BowQ