Max Fercondini
Thamirys D’Eça
Da equipe de O Estado
Trinta mil pessoas são esperadas amanhã, na 15ª edição do Ação Global, que acontecerá na unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi), localizada no Km 5 da BR-135, no Tibiri. A expectativa dos mais de 90 parceiros envolvidos nas atividades é que sejam realizados cerca de 70 mil atendimentos nas áreas de cidadania, educação, esporte, lazer, cultura, saúde e de ação de inclusão. Hoje, será finalizada a estrutura a ser utilizada no evento, que terá a presença do ator global Max Fercondini, que interpretou o médico Ricardo na novela “Viver a Vida”.
De iniciativa da Rede Globo, o programa foi lançado nacionalmente em 1995 e já realizou 28 milhões de atendimentos a mais de 17 milhões de pessoas. Este ano, somente na edição local, mais de 40 serviços serão oferecidos, das 9h às 17h, pelos 300 voluntários recrutados pelo Sesi.
Este ano, a novidade são os serviços de angiologia – avaliação da circulação nos pés do paciente de diabete -, de cadastro para processo de recrutamento para cargo de vigilante e de deficientes físicos para vagas de emprego em diversas empresas, além de curso voltado para geração de renda para o período junino com aplicação de técnicas para produtos típicos da época.
Serviços - Segundo Roseane Nina, superintendente do Sesi no Maranhão e coordenadora da Ação Global, os serviços mais procurados são os de cidadania e saúde. “Quem pretende utilizar os serviços de emissão de documentos tem de chegar mais cedo porque haverá distribuição de senhas, que acabam rapidamente. Sempre as emissões de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e todos de atendimento médico são muito procurados”, conta.
Roseane Nina informou ainda que este ano o Ação Global completa 15 anos, o que torna o evento ainda mais especial. “ Será a 15ª edição e cada vez mobilizamos mais pessoas, o que mostra que há uma necessidade desta prestação de serviço”, relata. Somente na emissão de documentos, desde a sua criação, foram fornecidos, somando as edições nacionais e regionais, 1,6 milhões de impressões.
Os preparativos para o evento foram iniciados no início da semana. Até o fim da manhã de ontem, as estruturas das tendas já estavam sendo montadas, os serviços de capina finalizados e as sinalizações dispostas para cada serviço. Hoje, está prevista a chegada dos caminhões de unidade de serviços móveis.
Gratuidade - Robson Almeida, que mora no bairro Tibiri, disse que vai aproveitar os serviços oferecidos pela Ação Global. “Economizamos dinheiro, porque é tudo gratuito, e tempo porque não precisamos nos deslocar. É uma maravilha. Todo ano todo mundo aqui de casa vai lá”, disse.
Na edição do ano passado, quase 30 mil pessoas se beneficiaram da ação social. Na ocasião, 68 mil atendimentos foram efetuados. “Quem vem aqui não faz só um serviço. Faz no mínimo dois”, comentou Roseane Nina.
Serviços oferecidos
- Cidadania: Emissão de CPF, carteira de identidade, profissional, de reservista, de registro de nascimento, corte de cabelo, equoterapia e serviços de estética;
- Educação: Biblioteca ambulante, oficina de pintura na pele de crianças, Sesinho multimídia, cursos de fabricação de biscoito/chocolate, de alfabetização digital, de cozinha, informações sobre cursos de educação profissional, oficina automaquiagem, boas práticas na segurança de alimentos, saúde através de sucos naturais e alimentação alternativa e aproveitamento de cascas no preparo de doces e bolos;
- Esporte: Paly gol, travinha, cinema, cama elástica, futebol de sabão, recreação infantil, alpinismo inflável e tobogã inflável;
- Cultura: Atividades de palco;
- Ações de Inclusão: Cadastramento de PCDs para cursos e oficinas de Braille e libras;
- Saúde: Clínica geral, massoterapita/fisioterapia, cardiologia fitoterapia/fluoterapia, pediatria, vacinação, farmácia, podologia, odontologia, ginecologia, angiologia, nutrição, herbário e imunização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário