BACABAL - Representantes dos municípios da região Central do Maranhão, incluindo o Médio Mearim, se reuniram, neste fim de semana, no Centro Franciscano de Animação Missionária de Bacabal (Cefram), para discutir assuntos ligados à municipalização da cultura. O evento contou com a participação de gestores públicos e culturais e representantes da sociedade civil. A cidade é a segunda a sediar o Encontro, que ocorrerá, ainda, em Codó, Imperatriz e São Raimundo das Mangabeiras.
Desde o ano passado, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) vem realizando encontros, com o propósito de debater todos os processos relacionados à institucionalização da cultura em todo o Maranhão, bem como levar informações acerca da municipalização cultural. Nesse contexto, já foram realizados seminários sobre o Sistema Nacional de Cultura, sobre a ‘territorialização cultural’, bem como a Conferência Estadual.
Segundo a secretária-adjunta de Cultura, Marlilde Mendonça Abreu, em cada uma dessas oportunidades, os participantes, gestores políticos e culturais, conhecem, de maneira mais detalhada, a nova fase por que o setor vem passando, desde 2005. “Foi o ano em que a cultura deixou de ser vista como despesa pública e passou a ser encarada como um campo de investimentos. Isso possibilitado pelo então ministro da Cultura, Gilberto Gil”.
De acordo com Marlilde Abreu, foi a partir daí que as pessoas passaram a ter voz mais ativa e se entenderam, institucionalmente, inseridas no processo. “Esses eventos promovidos pela Secma têm funcionado como um chamamento da sociedade civil e dos representantes públicos para o desenvolvimento sustentável da cultura. Com isso, as pessoas estão vendo que a valorização e o incremento cultural só acontecem com o envolvimento de todos os segmentos sociais”, destaca.
Para o prefeito de Esperantinópolis, Mario Jorge Carneiro, esse envolvimento intersetorial vem acontecendo devido ao maior engajamento das pessoas. “Todos estamos percebendo que a cultura está ganhando uma importância cada vez maior dentro da economia do Maranhão, o que vem acontecendo devido não apenas à atual conjuntura nacional, mas, sobretudo, pelo interesse do nosso governo estadual”, ressaltou.
“Estamos cumprindo nosso papel fundamental, que é o de fomentar e, com esses Fóruns Regionais, a Secma exerce a função de levar a informação, para que todo o Maranhão tenha condições de implementar a municipalização da cultura”, acrescenta Marlilde Mendonça Abreu.
Debates
Sábado, no Fórum em Bacabal, foram realizadas palestras centradas no processo de municipalização. Temas como “Institucionalização da cultura”, “Sistema Nacional de Cultura (SNC)”, “Sistema Estadual e Municipal de Cultura” e “A capacitação na área da gestão cultural”, entre outros, serão abordados por técnicos da Secma e por representantes do Ministério da Cultura.
No domingo, das 9h às 11h, foi realizada a Oficina de Capacitação para Multiplicadores dos Microprojetos, por meio do Programa Mais Cultura. A atividade é voltada a pessoas que trabalham ou pretendem desenvolver ações na área cultural e terá a participação da representante do Ministério da Cultura (MinC), Selma Santiago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário