sábado, 17 de abril de 2010

Bacabal comemora 90 anos


BACABAL - O município de Bacabal comemora 90 anos neste sábado, 17. Está localizado a cerca de 250 km de distância da capital do Estado São Luís. Segundo o censo 2007 o município tem 95.124 habitantes e 1.683 km². Foi criado em 1920.


Para comemorar a data a Prefeitura Municipal programou uma série de inaugurações e reformas, Dia (15) quinta-feira foi inaugurada as pavimentações asfálticas da Av. Francisco Dias de Sousa e do Parque Residencial Manoel Lacerda.


Histórico

Onde está a Praça N. S. da Conceição, em Bacabal, o coronel Lourenço da Silva estabeleceu, em 1876, uma fazenda para cultivo do arroz, algodão e mandioca, aproveitando o trabalho escravo. Sobrevindo a Abolição, a fazenda foi vendida ao Coronel Raimundo Alves d'Abreu, que passou a comercializar com libertos e índios, cujas malocas se erguiam na atual localização do bairro Juçaral.


Com o desenvolvimento do comércio e o crescente afluxo de novos moradores, a fazenda prosperou e o povoado cresceu rapidamente. A imigração de nordestinos, que muito contribuiu para a expansão agrícola local, fez com que Bacabal, ainda no século passado, alcançasse a posição de primeiro centro produtor do Estado. Pelo Decreto-Lei Nº 159, de 6 de dezembro de 1938, a vila Bacabal, até então subordinada a São Luís Gonzaga, foi elevada à categoria de cidade. O nome do município teve origem na grande quantidade de palmeiras de bacaba ali existentes nos primórdios de sua colonização.


Bacabalenses Ilustres: Pe. João Mohana e Papete.

Informações Rádio Mirante FM de Bacabal.

Nenhum comentário: