O Governo do Estado do Maranhão pretende surpreender os foliões com a programação visual que dará vida, nas ruas de São Luís, ao tema "Carnaval do Maranhão - De volta à alegria". O trabalho de confecção dos elementos decorativos começou há cerca de 40 dias e está aos cuidados do artista plástico Miguel Veiga, da empresa Arte Conceitual, que mobilizou mais de 100 pessoas para a confecção de várias peças, entre máscaras, pórticos e totens.
Ao todo, estão sendo produzidos 70 pórticos, 201 máscaras de fibra e 180 máscaras de acetato, além de outros objetos complementares. Todos os galpões da empresa estão sendo usados para a montagem das peças. O projeto está pautado na idéia do "Carnaval de todos os tempos", com a reunião de figuras tradicionais, como a colombina, o pierrô, o arlequim e o fofão.
Na prática, o trabalho artístico comporá o cenário da festa no circuito Deodoro-Madre Deus, que inclui as ruas do Passeio e São Pantaleão, Praça Deodoro, Praça da Saudade, Largo do Caroçudo, Ladeira da Fonte do Bispo e o Ceprama.
A concepção artística é de Miguel Veiga. Ele declarou que o primeiro passo foi sugerir ao Governo do Estado a temática para a composição das peças a partir da proposta do "Carnaval do Maranhão - De volta à alegria". O segundo passo foi trabalhar a idéia no papel e depois mobilizar os artesãos e outros profissionais para desenvolver o trabalho.
"São muitas pessoas envolvidas e muitos detalhes até o trabalho final. Estamos trabalhando sem parar, dia e noite. São muitos materiais que darão vida às figuras-símbolo do Carnaval, como a colombina, o pierrô e o arlequim, e o complemento de quem não poderia deixar de compor o visual, que é o fofão", detalhou Veiga.
Trabalho - Nos galpões, muita concentração para não errar nenhum detalhe pensado pelo artista plástico. A costureira Nora Ney, por exemplo, é uma das responsáveis pelo trabalho de pintura, bordado e costura das máscaras. "Temos o maior prazer de participar e de saber que as pessoas sempre ficam curiosas para saber como tudo foi feito. É muito gratificante você ver nas ruas uma coisa que foi você mesma quem fez", disse.
Coordenador-geral de produção de um dos núcleos de trabalho da Arte Conceitual, Jean Busseles revelou que o desafio para deixar o Carnaval mais bonito é um prazer para ele, apesar do trabalho exaustivo e centrado. "Tudo tem que caminhar bem e em sintonia porque trabalhamos com prazos", revelou.
Para muitos jovens integrados ao processo, o trabalho significa uma oportunidade de obter uma renda extra. "Sou estudante universitário e neste período de Carnaval aproveito a oportunidade para trabalhar e, claro, ser recompensado por isso", disse Jônatas Lobato, que é um dos responsáveis pelo trabalho de polimento das peças.
Mais
E a programação visual poderá ser conferida pelas pessoas nas ruas a partir deste fim de semana, quando as estruturas serão posicionadas, trabalho que será realizado durante a madrugada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário