Representantes da Multigrain, empresa que atua no agronegócio e que desenvolve parceria com a Mitsui, conglomerado japonês com negócios também na China, reuniram-se com a governadora Roseana Sarney para falar do interesse em participar do projeto de instalação do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto do Itaqui. O encontro ocorreu na terça-feira (12), no Palácio dos Leões. Antes disso, os executivos conheceram detalhadamente o projeto em evento organizado na Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que reuniu 120 empresários e agricultores, principalmente da região Centro-Oeste.
O encontro com a governadora contou também com a presença do presidente da Emap, Hermes Farias Ferreira, e do secretário de Estado de Indústria e Comércio (Sinc), Maurício Macedo. O presidente da Multigrain, Paulo Garcez, disse que a empresa tem interesse em participar do projeto de instalação do Tegram no Porto do Itaqui. "Esse projeto sem dúvida alguma contribuirá para o crescimento da produção brasileira", disse Paulo Garcez.
Hermes Ferreira afirmou que o Porto do Itaqui deu uma guinada em termos de obras nos primeiros oito meses do atual governo e destacou, entre elas, a construção do novo berço para atracação de navios. "Hoje, podemos dizer que a demanda do porto supera a sua infra-estrutura, daí a necessidade de novos investimentos. Quem ganha é o Maranhão e o Brasil", ressaltou.
O secretário Maurício Macedo enfatizou a importância dos investimentos no Porto do Itaqui. Ele disse que o projeto do Terminal de Grãos do Maranhão está orçado em R$ 300 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e que está previsto para começar a operar em 2012. Em contrapartida, há previsão de mais investimentos no projeto, da ordem de R$ 500 milhões, oriundos da iniciativa privada.
"Ainda estamos em estudo de viabilidade e parte do empreendimento (62,5%) será financiado pela iniciativa privada. O terminal deverá reunir quatro empresas de armazenamento e uma de transporte de grãos, as quais serão incluídas ao projeto por meio de licitação", explicou Maurício Macedo.
Números
30% É a estimativa de redução no frete segundo a Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso (Aprosoja), com a construção do Tegram, no Porto do Itaqui.
40% Do valor da saca de soja é destinado ao frete rodoviário da região do Cerrado até os portos exportadores, o que equivale a R$ 12 por saca.
15% Da exportação de grãos do Brasil passam atualmente pelos portos do Nordeste; com Tegram, calcula-se um aumento de 25% em 10 anos.
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