quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Itaqui, Alumar e Vale superam o Porto de Santos


O Complexo Portuário de São Luís (CPSL), que integra o Porto do Itaqui, Terminal Marítimo Ponta da Madeira (TMPM/Vale) e Porto da Alumar, registrou um movimento total de 96 milhões de toneladas entre janeiro e novembro de 2009. Os dados são da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). O resultado supera a movimentação de cargas nos portos de Santos (SP), no mesmo período, que computou 76,2 milhões de toneladas, e cuja expectativa é fechar 2009 com 82,8 milhões de toneladas, segundo informações da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e do jornal santista A Tribuna.

Em números mais precisos, no CPSL, de janeiro a novembro em 2009, foram movimentados 96.030.796 de toneladas em 1.323 navios, equivalente a uma média de 72.585 toneladas por navio. Aplicando esta média para os 12 meses do ano (1.443 navios), tem-se uma estimativa de cargas da ordem de 104.740.155 toneladas.

Já no complexo de Santos, de janeiro a novembro de 2009, foram movimentados 76.255.592 de toneladas, resultado 29,59% menor que o do CPSL. A previsão da Codesp de encerramento do exercício anual em Santos é de 82.815.984 de toneladas, uma diferença de 20,93% em relação à estimativa do sistema portuário ludovicense.

Outro comparativo interessante é que o CPSL possui 10 atracadouros de navios, sendo seis no Itaqui, três no TMPM e um na Alumar. No complexo santista, segundo dados de ontem no portal eletrônico da Codesp, havia 34 navios atracados no porto público e mais quatro embarcações em terminais privativos, além de 336 navios na fila de espera.

Santos - A pauta de produtos do Complexo Portuário de Santos é mais diversificada do que a do CPSL, o que explica a maior movimentação de navios no litoral santista. Os granéis sólidos correspondem a 46% da movimentação de carga, com uma previsão total de 38.165.925 toneladas em 2009. São produtos como açúcar, adubo, barrilha, carvão, enxofre, minérios, milho, polpa cítrica peletizada, sal, soja e trigo.

As operações com granéis líquidos representam 18,14% da pauta portuária santista, com estimativa de movimentação de 15.026.918 toneladas. São produtos como ácido fosfórico, álcool, amônia, estireno, gás liquefeito de petróleo, gasolina, nafta, óleo combustível, óleo de origem vegetal, óleo diesel e gasóleo, petróleo, soda cáustica, sucos cítricos e xilenos (compostos encontrados no alcatrão e no petróleo e usados como solventes e precursores de outros produtos químicos).

Os portos de Santos também operam carga geral e a previsão para 2009 é totalizar 29.623.141 toneladas, o que representa 35,76% da pauta portuária. Neste universo, os produtos em contêineres equivalem a 24.989.897 toneladas e as cargas soltas (como automóveis e maquinários importados e exportados) totalizam um volume de 4.633.244 de toneladas de carga.

São Luís - Minério de ferro, derivados de petróleo e bauxita são os três produtos principais da pauta de operações (carga/descarga) dos portos de São Luís, que corresponde a 92% da movimentação de janeiro a novembro de 2009. Os demais produtos são: minério de manganês, alumínio, alumina, trigo, fertilizante, carga geral, arroz, óleo soja, soda cáustica, bentonita/antracita, álcool, calcário, ferro-gusa, soja, farelo de soja, pelota, cobre, carvão, coque e soda cáustica.
Os carregamentos de minério de ferro totalizaram 78,9 milhões de toneladas neste ano, o que representa 82,25% do exercício global do CPSL. Os derivados de petróleo computaram 5,8 mi-lhões de toneladas, equivalente a 6,05% do movimento total do complexo. O terceiro produto, a bauxita, totalizou 3,6 milhões de toneladas, correspondente a 3,79% do exercício global.

Números

82 milhões de toneladas é a estimativa de movimentação de cargas em Santos em 2009

104 milhões de toneladas é a estimativa de movimentação de cargas em São Luís em 2009

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