sábado, 23 de janeiro de 2010

“Diálogo dos pênis” de volta a São Luís no Teatro Zenira Fiquene



Em uma reunião de homens, sexo e humor são ingredientes rotineiros nas conversas. O tema preferido dessa confraria, sem dúvida, é o universo feminino, as minuciosidades do corpo, da alma e do comportamento da mulher. O espetáculo “Diálogos dos Pênis” envereda pelas experiências de dois grandes amigos, que estimulados pelo álcool expõem, sem pudores, seus desejos, preferências e inquietações com as mulheres.


Com texto e direção de Carlos Eduardo Novaes, a montagem será apresentada hoje, às 21h, e domingo, às 20h, no Teatro Zenira Fiquene – Fama (Turu), tendo no elenco Roberto Frota e Marcos Wainberg. Os atores vivem, respectivamente, o jornalista Beto e o arquiteto Marcão, dois amigos de infância, já maduros e descasados, que abrem o verbo em um momento confessional para falar de assuntos que abordam questões relacionadas ao desempenho na cama, vantagens e desvantagens do casamento, conquistas e desejos relacionados com detalhes anatômicos e outras curiosidades.

Preconceito - “Temos problema com o título do espetáculo, porque muita gente prejulga. E trata-se de uma comédia muito inteligente”, comenta Wainsberg, ator gaúcho com mais de 40 anos de carreira, que já encenou clássicos e atualmente participa do quadro Severino, de Zorra Total.

O espetáculo é uma resposta masculina a outra peça de grande sucesso: “Monólogos da Vagina”. Para Novaes, apesar da igualdade entre os sexos as mulheres ainda não exibem a mesma desenvoltura (e espontaneidade) dos homens em uma conversa de bar. Movido pela curiosidade sobre o que os homens conversam entre si, o público da montagem é predominantemente feminino que, segundo o diretor, que interage com os atores e já foi responsável por grandes momentos durante as apresentações ao longo de mais de 10 anos em cartaz.

Em um desses episódios, Marcos Wainberg perguntou a uma pessoa na platéia por qual razão os homens sentem tanta atração pelas amigas da mulher. Ele respondeu, e levou na hora um tapa da mulher. Em Aracaju, um senhor de mais de 80 anos subiu no palco e começou a contar piadas, mais apimentadas que as dos próprios atores.
Depois de um ano em cartaz no Rio de Janeiro, tendo estreado em setembro de 2001, “Diálogos dos Pênis” viaja por quase sete anos pelo Brasil, tendo sido apresentada para mais de 870 mil pessoas em quase 200 cidades visitadas.

Os ingressos para o espetáculos custam R$ 50,00 (inteira) para ambas as apresentações e estão à venda na bilheteria do teatro. Estudantes e pessoas acima de 60 anos têm direito à meia-entrada, sendo necessário apresentação de documentos.

Versos
• O quê: “Diálogos dos Pênis”, com Roberto Frota e Marcos Wainberg
• Quando: Hoje, às 21h, e domingo, às 20h

• Onde: Teatro Zenira Fiquene – Fama, Av. São Luis Rei de França, 32 - Turu.

• Ingressos: R$ 50,00. Estudantes e pessoas acima de 60 anos têm direito à meia-entrada.

Nenhum comentário: