O Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), aprovou a instalação do Centro de Pesquisa Agropecuária de Cocais e Planícies Inundáveis em São Luís. A informação é do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Afonso Ribeiro, satisfazendo assim uma antiga reivindicação do setor. A Embrapa é uma instituição federal, vinculada ao Ministério da Agricultura
O secretário explicou que o Centro de Pesquisa será construído numa área de 87 hectares, no Sítio Itapiracó. As obras de construção vão ter início no primeiro semestre de 2010. O edital para contratação de cerca de 30 pesquisadores e 70 profissionais que trabalharão na área administrativa e operacional da empresa, já foi publicado esta semana.
A governadora Roseana Sarney, que anunciou a instalação da Embrapa durante o evento Terra Viva, já solicitou a área para instalação do centro à Gerência Regional de Patrimônio da União”, informou Afonso Ribeiro.
A escolha de São Luís para a instalação do Centro se deu por vários fatores, entre eles, o apoio logístico e intercâmbio com as universidades públicas e privadas. “Nos estudos para instalação, ficou clara a importância dos ecossistemas existentes no Maranhão, em especial os babaçuais e a Baixada Maranhense, com destaque para a agricultura familiar, em função do grande número de assentamentos”, esclareceu Afonso Ribeiro.
A criação do Centro foi decidida pelo Conselho de Administração da Embrapa, que aprovou o projeto executivo elaborado por uma comissão nomeada pelo presidente da Embrapa, Pedro Arraes. A comissão têm como membros, o chefe adjunto de comunicação e negócios da Embrapa Meio Norte, Valdemício Ferreira de Sousa e o coordenador do escritório da Embrapa no Maranhão, José Mário Frazão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário