domingo, 23 de outubro de 2016

5º Campeonato de Kitesurf movimenta praias da Ilha

O evento começa neste sábado, 22, com largada na Praia do Meio e chegada na Litorânea. A competições vão até o domingo, 23.

Por: O Imparcial
Divulgação
Foto: Campeonato Maranhense de Kitesurf
A quinta edição do Campeonato de Kitesurf, realizado pela Associação dos Velejadores do Maranhão – AVEMA tem movimentado as praias de São Luís. A abertura começa na tarde deste sábado, 22, com largada às 14h na Praia do Meio e chegada na Litorânea. A competições vão até o domingo, 23.
Segundo a organização da competição, este ano as inscrições foram superiores aos anos anteriores, o que "fortalece o esporte e movimenta a economia". "O campeonato de Kitesurf é uma ferramenta de turismo e movimenta a economia. Fazer esta competição todos os anos também é uma forma de fortalecer o esporte. Aqui no Maranhão, em Atins, já é o local do país onde mais tempo passam turistas estrangeiros, seja para velejar, ou mesmo para aprender", comentou o presidente da AVEMA, Rogério Luna.
Luna também frisou que os dias de competição são também um tempo de confraternização entre todas as escolas de surf da cidade. Os competidores estão animados, como contaram José Augusto Martins e Marco Aurélio Cavalgar, ambos da categoria 35 a 44 anos da modalidade Downwind. "Esperamos bons ventos e uma maré boa", disse José. Já para Marco este ano a competição contou com uma ajudinha especial. "São Pedro não deixou chover", comentou entusiasmado.
Para os bares da Litorânea, praia onde se encerram os percursos, o movimento anima e serve para melhorar uma "praia esquecida". "Esses dois dias deve melhorar, sabe, algumas pessoas a mais devem vir aqui e isso será bom", contou a comerciante Cristina Faria.
Para Josias Moraes, o evento é importante para movimentar a praia que "está carente de eventos". "As pessoas se distanciaram da praia nos últimos anos, por causa da poluição. Eventos assim são importante para movimentar a praia". completou.
O campeonato volta no mês de novembro, nos dias 12 e 13, e também em dezembro, nos dias 3 e 4, com duas modalidades, a de Downwind, uma corrida contra o vento e a Regata Bidireciona, que é uma corrida de circuito.

Nenhum comentário: