domingo, 3 de janeiro de 2016

Mais uma carga de animais vivos exportada pelo Itaqui


Embarque de 5.000 animais no navio Aldelta com destino ao Líbano foi realizado na semana passada no berço 103 do Porto do Itaqui; viagem deverá durar de 10 a 12 dias, segundo a operadora portuária Pedreiras Transportes

Navio panamenho Aldelta atracado no Porto do Itaqui para o embarque de carga viva para a Ásia
Navio panamenho Aldelta atracado no Porto do Itaqui para o embarque de carga viva para a Ásia (Foto: Divulgação)
A terceira exportação de bois vivos pelo Porto do Itaqui, em São Luís, teve o embarque de cerca de 5.000 animais na semana passada no navio Aldelta, que irá transportá-los numa viagem de 10 a 12 dias para o Líbano. É a primeira operação para esse país asiático, pois os outros dois embarques anteriores tiveram como destino a Venezuela.
Esse mesmo navio atracou no mês de novembro e levou 5.000 bois vivos para a Venezuela. Logo depois, o navio de bandeira libanesa Nabolsi embarcou outros 7.000 animais para o mesmo destino. Com essa nova carga para o Líbano, já somam quase 17.000 animais exportados pelo Porto do Itaqui.
Segundo o diretor comercial e financeiro da operadora portuária Pedreiras Transportes, Antonio José Jansen Pereira, no dia 8 de janeiro o navio Nabolsi estará em São Luís novamente para o embarque de mais animais. O quantitativo de bois e o destino da carga ainda não foram informados pela Minerva Foods. “Nossa expectativa é de que até fevereiro tenhamos feito o embarque de 25.000 animais”, disse.
A operação no navio Aldelta, atracado no berço 103, foi acompanhada por fiscais federais agropecuários, que fazem a checagem de documentação sanitária, condições de embarque, do transporte, além de vistoria na embarcação e emissão do certificado zoossanitário animal.
A Minerva Foods utilizou a alternativa logística do Itaqui para a exportação de gado em pé, tendo em vista que a operação que fazia pelo Porto de Vila do Conde, no Pará, está suspensa em razão de acidente ocorrido dia 6 outubro, quando o navio cargueiro Haidar, de bandeira libanesa, tombou e afundou no cais, com 5.000 bois. l
Números
5.000 Bois vivos foram embarcados no berço 103 do Porto do Itaqui com destino ao Líbano
25.000 Animais deverão ser exportados pelo Porto do Itaqui até o mês de fevereiro de 2016

Nenhum comentário: