terça-feira, 10 de novembro de 2015

Centro Histórico de São Luís sob nova iluminação

Prefeitura moderniza iluminação do Centro Histórico
Da Redação
Agência São Luis

Prefeito Edivaldo moderniza iluminação do Centro HistóricoQuem passa pelo Centro Histórico de São Luís já percebe a melhoria na iluminação do maior cartão postal da cidade. A Prefeitura de São Luís, por meio da Subprefeitura do Centro Histórico e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) já começaram os trabalhos da modernizaçao da iluminação tradicional e instalação da iluminação artística da Praia Grande, trazendo mais beleza, conforto e segurança à população de São Luís e visitantes. O serviço está sendo executado com recursos do Fundo Municipal de Iluminaçao Pública (Fumip).
De acordo com o prefeito Edivaldo, a Prefeitura desenvolve trabalho articulado para a modernização da iluminação pública de São Luís. "Desde o início da gestão, temos investidos na  modernizaçao e expansão da iluminaçao pública da cidade, com o objetivo de aumentar a eficiência do serviço e contribuir para a melhoria da segurança pública. Especialmente no Centro Histórico, essa é uma ação que contribui ainda mais para a valorização da região, ao tornar a área também mais bonita e atrativa", disse o prefeito Edivaldo. 
O serviço de trocas de luminárias, lâmpadas e postes foi iniciado em julho deste ano e esta etapa deve ser concluída até o mês de janeiro de 2016. A melhora da iluminação está sendo feita entre o Desterro e a Praça Pedro II, passando por todas as ruas do conjunto Deodoro-Desterro, em um total de aproximadamente 650 pontos de iluminação, ampliando a malha de iluminação pública.
Para o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho, a ação é determinante na apresentação da cidade para o turista e para a segurança pública. "Essa ação é integrada é fundamental para que a cidade tenha vida no principal ponto turístico. E também é fundamental na questão de segurança pública. Em reunião com equipes da Secretaria de Segurança Pública do Estado e a Guarda Municipal, detectamos vários pontos escuros. E, por determinação do prefeito Edivaldo, estamos atacando estes pontos para dar mais segurança para a comunidade", pontuou.
NOVA ILUMINAÇÃO
A Prefeitura já trocou a iluminação de toda da Rua Portugal, todo entorno da Nauro Machado, Praça do Desterro, entre outras ruas. Todas com iluminação nova. Está sendo encerrada a troca da Rua da Palma e 14 de julho. A partir desta segunda-feira (9), será iniciada a Rua do Giz com Humberto de Campos e Praça da Faustina. Na próxima semana terão nova iluminação as ruas da Palma e Estrela.
LED
O estacionamento da Praia Grande ganhará uma nova cara. Toda iluminação será feita com lâmpadas de Led e serão instalados novos postes. "A localidade é crucial, pois além de melhorar o aspecto em uma área muito visível da cidade por onde muitas pessoas passam, é um estacionamento com muito fluxo à noite, precisa de uma iluminação eficiente para que as pessoas possam sair e entrar em seus veículos com segurança", disse o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho
Desde o início da gestão, o prefeito Edivaldo determinou atenção especial para a iluminação pública da cidade com o objetivo de aumentar a eficiência do serviço. Para cumprir esse objetivo foram estabelecidas rondas, realizadas pelas equipes da CiteLuz, para detectar possíveis problemas na iluminação, além de disponibilizar para a população o telefone 0800-284-8082, onde o cidadão pode solicitar o conserto de pontos danificados.
ILUMINAÇÃO ARTÍSTICA
Com o objetivo de ressaltar a beleza a pontos turísticos da capital maranhense, a Prefeitura também investe na iluminação artística do Centro Histórico para valorização dos componentes estéticos da cidade e promoção do turismo. A recuperação da iluminação artística já foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Ainda no mês de novembro, serão iniciadas as obras de iluminação artística do entorno da Feira da Praia Grande e Praça da Faustina. Com novos postes e lâmpadas com cores direcionadas que embelezam os monumentos, casarões, calçadas e arborização. "A iluminação artística valoriza ainda mais nosso patrimônio histórico. Os projetos são voltados para os casarões com variações de cor e efeitos de luz que agregam valor estético à capital", explicou Fábio Carvalho.
Os projetos para a iluminação artística da Praça Pedro II, Deodoro e João Lisboa estão prontos. A execução está prevista para iniciar no primeiro semestre do ano que vem.

Nenhum comentário: