quinta-feira, 31 de julho de 2014

Nova empresa retomará obra de ampliação do aeroporto de São Luís

Após licitação, nova empresa retomará obra de ampliação do aeroporto de São Luís

Todobras Prestadora de Serviço LTDA. concluirá os serviços no terminal de passageiros da capital e tem 15 meses para a realização da atividade.
 
Foto: Fabrício Cunha
 
A empresa Todobras Prestadora de Serviço LTDA. venceu o processo licitatório e concluirá os serviços de ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. A licitação já foi homologada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e a ordem de serviço para a execução das atividades deve ser assinada nos próximos dias.
O contrato entre a Infraero e a empresa que executará as atividades no aeroporto ludovicense está sendo elaborado, o que deve demorar alguns dias. Após a assinatura da ordem de serviço, a Todobras terá 15 meses para concluir a obra no terminal.

Rescisão - Os serviços no aeroporto de São Luís foram interrompidos no mês de abril, após a Marcozzi Construções LTDA., empresa que estava executando as obras, ter rescindido o contrato com a Infraero, que é responsável pela administração do aeroporto da capital maranhense.
Para que as obras de ampliação continuassem, foi necessária a abertura de um novo processo licitatório, o que aconteceu no dia 24 de junho, na modalidade pregão eletrônico, e que resultou na vitória da Todobras Prestadora de Serviço LTDA..
De acordo com a Infraero, a rescisão contratual que resultou na paralisação dos serviços no aeroporto ocorreu em razão de a Marcozzi Construções LTDA. não ter cumprido os prazos previstos em contrato, conforme cronograma para a execução dos serviços.
A empresa, na época, informou que a decisão por rescindir o contrato partiu dela, uma vez que não tinha mais condições de arcar com os custos da obra. Segundo a empresa, os preços dos materiais que seriam utilizados na obra aumentaram acima do que estava previsto no processo licitatório, o que acarretaria prejuízos, caso continuasse os trabalhos.
Por causa da paralisação dos serviços, apenas 15% das obras previstas foram concluídas até o mês de abril, sendo executados apenas os serviços preliminares e parte da infraestrutura básica de fundações da ampliação do terminal de passageiros.

Ampliação - A ampliação do terminal foi iniciada em maio do ano passado e contempla a instalação de quatro módulos operacionais. Os serviços estão orçados em aproximadamente
R$ 14,5 milhões e preveem a ampliação do terminal de passageiros com módulos operacionais de desembarque, embarque e saguão. O módulo de embarque será instalado ao lado do antigo prédio da administração e o de desembarque ao lado do atual terminal de passageiros. Já os módulos de check-in e check-out serão instalados, respectivamente, na frente e atrás do antigo prédio administrativo.
Com a instalação dos módulos, a área do terminal passará dos atuais 6,2 mil m² para 11,1 mil m². Também haverá a ampliação da capacidade do aeroporto em 1,6 milhão, passando dos atuais 3,4 milhões para 5 milhões de passageiros ao ano.

Nenhum comentário: