sábado, 17 de maio de 2014

Roseana Sarney e Iphan entregam obra de restauração da Estação Ferroviária de Codó



         


 
Roseana Sarney, prefeito Zito Rolim e deputado estadual César Pires, observam maquete de uma antiga fábrica de Codó (Handson Chagas/Divulgação)
Roseana Sarney, prefeito Zito Rolim e deputado estadual César Pires, observam maquete de uma antiga fábrica de Codó
A governadora Roseana Sarney participou, na manhã de ontem, no município de Codó, da entrega da obra de restauro da Estação Ferroviária, que inclui o Memorial da Cidade e a sede do Instituto Histórico e Geográfico de Codó, compondo agora o Complexo Ferroviário do município. A iniciativa é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Ministério da Cultura (MinC).

Presentes, a presidente nacional do Iphan, Jurema Machado; a superintendente do Iphan no Maranhão; Kátia Bogéa; o prefeito de Codó, Zito Rolim; a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão; e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Codó, Ribamar Amorim, além de outras autoridades.

"Fico muito feliz de estar aqui em Codó, participando da entrega desta importante obra, não somente para o povo da cidade e da região dos Cocais, mas também para todo o Maranhão, uma vez que se trata de obra realizada com o empenho do Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional", disse a governadora.

Roseana se mostrou ainda feliz pela iniciativa de resgate da memória do município e a preservação de sua história para as futuras gerações. "Agradeço à presidente Dilma Rousseff e sua equipe, por esta iniciativa, que, mais do que uma restauração física,representa a edificação de um sonho para a preservação da memória de uma cidade muito importante para o nosso estado", ressaltou.
Durante a inauguração, jovens integrantes do grupo de canto coral do Instituto Maná entoaram a canção de "Teresina a São Luís", de autoria do maranhense João do Vale. A música foi escolhida pelo grupo porque conta a história da ferrovia, citando as cidades por onde o trem passava, inclusive a cidade de Codó.

Logo na chegada, acompanhada das autoridades, a governadora descerrou a placa marcando a entrega do Complexo Ferroviário. Ao final, após o corte da fita inaugural, conferiu as instalações do espaço e visitou o acervo do Memorial da Cidade de Codó, bem como a primeira exposição de artes plásticas instalada no local.

Memória
Para a presidente do Iphan nacional, Jurema Machado, o Maranhão tem sorte por ter uma governadora que se preocupa com a cultura de seu povo. "Todo esse complexo cultural será de suma importância para que a memória deste lugar não se perca no tempo. O Iphan está recuperando estações ferroviárias em outros estados e temos percebido a importância de cada uma delas para a história desses lugares, como é o caso de Codó, onde há moradores que trabalharam na extinta Rede Ferroviária Federal S.A (Rffsa), que durante 50 anos operou as ferrovias existentes em todo o território brasileiro", revelou Jurema Machado.

Com a extinção da Rffsa, a propriedade dos bens móveis e imóveis operacionais foi transferida para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), cabendo ao Iphan receber e administrar aqueles de valor artístico, histórico e cultural, bem como zelar pela sua guarda e manutenção, exatamente o que está sendo feito.

Kátia Bogéa, superintendente do Iphan no Maranhão, destacou que se trata de um legado da história brasileira e que merece preservação. "Este complexo é de suma importância também por abrigar o Instituto Histórico e Geográfico e esse projeto de recuperação está sendo feito em outras cidades maranhenses, como é o caso de Caxias", lembrou.

A secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, destacou o projeto e salientou a exposição permanente sobre o patrimônio ferroviário. "Além disso, temos aqui uma biblioteca, auditório, café e a loja de artesanato, que será útil para que as quebradeiras de coco babaçu comercializem seus produtos artesanais", frisou Olga Simão.

O prefeito Zito Rolim agradeceu ao Iphan pela obra e sua importância para os moradores da cidade. "Sem dúvida, todos nós estamos felizes e sabemos também que este espaço será útil para os nossos artistas, estudantes em suas pesquisas e para toda a sociedade codoense", afirmou.

Toda a obra de restauração foi realizada com recursos do Iphan, no valor de R$ 981 mil. A montagem da exposição e compra dos equipamentos tiveram investimentos da ordem de R$ 490 mil, recursos provenientes da compensação ambiental da exploração do gás natural. A obra de restauração do Complexo Ferroviário de Codó foi realizada também com o apoio das usinas termelétricas Itaqui e Parnaíba e da empresa Parnaíba Gás Natural, localizadas no Maranhão.

Nenhum comentário: