terça-feira, 6 de maio de 2014

A refinaria do medo

A Premium é a única refinaria do mundo pensada para produzir votos e não derivados de petróleo.

Quase 2bi foram gastos somente na terraplenagem que deu "premium" pra Dilma

Zeca Maranhão

A refinaria Premium criada para dar a  Dilma mais de 80% dos votos dos maranhenses e a Roseana mais de 50%, agora pode eleger seus opositores e o tiro sair pela culatra. Os maranhenses que sempre serviram de massa de manobra dos políticos inescrupulosos têm a chance agora de dar o troco.
Depois que Dilma matou a sua galinha dos "votos" de ouro no Maranhão e virou as costas para  este estado já tão sofrido, de tão enganado que foi, seus habitantes têm todos os motivos para fazer o feitiço virar contra o feiticeiro.
O fato é que ninguém mais aguenta o "modus operandi" do PT/PMDB que se mantêm no poder às custas de promessas eleitoreiras.
Quem já não atentou para o fato de que sempre que o governo lulista entra em crise com o povo, ele corre logo a anunciar mais um fantástico novo campo de petróleo, mais um estádio ou campeonato de futebol ou mais uma esmolinha para os dependentes do bolsa família?
Porém,  o fantasma da refinaria também assusta a turma da oposição. Não que eles acreditem que a refinaria maranhense um dia vá existir, isso todos estão carecas de saber que nunca passou de um golpe, mas o que assusta mesmo a oposição é a ingenuidade do povo. Eles sabem que basta Dilma passar com seu avião presidencial e mandar uma grande construtora, patrocinadora de sua campanha, contratar alguns coveiros com pás nas mãos a forjar a continuidade da terraplenagem da refinaria, que o povo esquece, vibra e acredita e assim, lá se vão mais quatro anos de governo petista e o maranhenses enterrados mais uma vez por esses coveiros da fé.


Só nos resta torcer para que eles não tenham a brilhante ideia de trazer os equipamentos sucateados e obsoletos de Passadilma, digo, Pasadena para forjar mais um andamento da obra. Para quem já esqueceu,  Graça Forster em setembro do ano passado, dando prosseguimento ao plano de reeleger Dilma com o já velho golpe da refinaria, prometeu de novo a retomada das obras para abril de 2014 e nós já estamos em maio. Relembre aqui


O golpe da refinaria foi maior estelionato eleitoral do país

As refinarias premium I e II foi um golpe tão bem arquitetado que desde o começo parecia nem existir sequer um projeto. Quem não lembra que a premium quando surgiu, deveria ser única e produzir 900 mil barris por dia de derivados de petróleo? como era um golpe e estava funcionando bem, eles viram a oportunidade de expandi-lo e conquistar o voto dos cearenses dividindo-a em duas. E funcionou. Lá no Ceará também eles conseguiram a maioria dos votos.



O golpe fatal aconteceu quando as obras na refinaria pararam de vez, falindo  empresas terceirizadas deixando o prejuízo para todos os seguimentos, empresários, e eleitores incautos.


Melhor perguntar isso ao atual candidato a governador, representante do grupo, e que é filho do testa-de-ferro que é Ministro das Minas e Energias  Edson Lobão que garantia que a refinaria no Maranhão  era algo irreversível mas que estratégicamente continua calado esperando a ordem de colocar novamente o plano refinaria em prática. Pelo visto, irreversível mesmo é a falta de vergonha  na cara e a ingenuidade do povo maranhense.

Não há qualquer intenção de  fazer campanha para a oposição aqui, pois não acredito em boas intenções por parte deles também. Apenas quero com este artigo mostrar como é fácil iludir o povo com falsas promessas e planos eleitoreiros pagos com o dinheiro desse mesmo povo. Ao escolher um representante, acredite nas atitudes tomadas no passado pelo seu candidato, nunca nas promessas futuras. Nada de acreditar que candidato tal vai transformar o Maranhão numa Dinamarca com uma simples alternância de poder, trocando seis por meia dúzia,  nem em refinarias, empregos em abundância, minha casa, minha vida, saúde de primeiro mundo, educação padrão FIFA, qualidade de vida para todos. Tudo balela. Não esqueça nunca que  os únicos beneficiados serão sempre eles mesmos.
No Maranhão ou no Brasil a escolha mais certa será sempre a aparentemente menos pior.

3 comentários:

Anônimo disse...

ainda tem quem acredite em promessa de politico. Concordo que o que tem que ser analisado são os atos dos politico

Anônimo disse...

O que devia ter causado estranheza é que a Universidade Ceuma, somente ela entre tantas outras existentes no Maranhão, dentre as federais, estaduais e particulares, justo a que tem vínculos com a família Sarney, criou em 2011 o Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás, tudo muito bem arquitetado, com a promessa de que a tal refinaria iria dar prioridade de emprego a milhares de maranhenses. As turmas lotaram, a turma da noite começou com mais de 150 alunos matriculados, tendo que ter aula no auditório por não caber em uma sala convencional, até que eles resolveram, ainda que a contragosto, dividi-la em duas turmas de iludidos, mesmo assim era mais dinheiro para o bolso deles. Não satisfeitos, viram que podiam ganhar mais com o golpe arquitetado nos porões do PT/PMDB e paralelamente criaram dentro do próprio Ceuma mais um curso, mais caro e mais pomposo, o de Engenharia de Petróleo e Gás, também igualmente lotado de alunos. A ficha dos alunos só começou a cair quando em todos os concursos da Petrobras, ela era categórica em afirmar em seu edital que não aceitava tecnólogos e que vagas para engenheiros de petróleo e gás era uma ou nenhuma por concurso.

Anônimo disse...

Agora em junho, coincidentemente um dia antes da Copa, (outro festival eleitoreiro), a primeira turma de CST em Petróleo e Gás vai se formar e convidaram Roseana para ser paraninfa, (até duvido que ela aceite ou tenha coragem de aparecer por lá). Todos, sem exceção, estão lá sem saber o que fazer com o tal diploma, ou vão embora para bem longe, ou começam a acreditar em um outro sonho/pesadelo petista.