terça-feira, 25 de março de 2014

Obra de duplicação da BR-135 avança com construção de viaduto

Departamento de Infraestrutura de Transportes informa que outro semelhante deverá ser construído.


Thiago Bastos
Da equipe de O Estado

 
Foto: De Jesus

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que estão em andamento, sem previsão de término, as obras de construção do viaduto - no povoado Periz de Cima (Bacabeira) e sobre as linhas férreas da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Transnordestina) - previstas no projeto do primeiro lote (27,3 quilômetros de extensão entre Estiva e Bacabeira) de duplicação da BR-135. Ainda segundo o DNIT, outro viaduto semelhante será construído na mesma rodovia, no trecho de acesso ao município maranhense de Barreirinhas.
De acordo com o superintendente do DNIT no Maranhão, Gerardo Fernandes, os dois viadutos - cujas obras estão a cargo do consórcio Serveng/Aterpa - foram adicionados, há alguns meses, ao projeto inicial da ampliação da BR-135. "Depois do trecho que passa pelo Campo de Perizes, o fluxo segue por Periz de Cima e há um afunilamento na saída do povoado que, com a elevação da quantidade de veículos, poderia causar congestionamentos no trecho. Por isso a decisão de incluir as construções desses dois viadutos que darão ainda mais eficácia aos serviços de duplicação da 135", disse.
Ainda segundo o superintendente, os trabalhos do primeiro lote da ampliação da BR-135 deverão ser entregues até dezembro deste ano. "Estamos trabalhando com este prazo, ou seja, entregar as obras na fase inicial até o fim de 2014. O posicionamento das colunas de brita no trecho a ser ampliado está avançado. Os operários estão trabalhando com afinco para entregar uma rodovia de qualidade aos cidadãos", afirmou Gerardo Fernandes.
O DNIT informou ainda que para a colocação das colunas de brita - orçada em R$ 150 milhões e considerada a etapa mais cara do primeiro lote de duplicação da BR-135 - estão sendo utilizadas 15 máquinas. "Nos últimos dias, a obra seguiu num ritmo um pouco mais lento por causa das chuvas. Para recuperar esse tempo, engenheiros do Consórcio estão trabalhando inclusive durante a noite. Para isso, estão sendo utilizados 16 holofotes durante os serviços", informou o superintendente.
Por fim, Gerardo Fernandes apontou as razões para a importância das colunas de brita para os serviços. " As estruturas serão necessárias para dar suporte à pista que está sendo construída no Campo de Perizes, já que o solo encontrado no entorno da ferrovia é de consistência mole", afirmou. O DNIT informou ainda que os trilhos da Estrada de Ferro São Luís/Teresina, no trecho ao lado do Campo de Perizes, começarão a ser retirados do local a partir de agosto deste ano.

Outros lotes - No total, três lotes estão previstos no projeto de duplicação da BR-135. O II corresponderá ao trecho de 44,6 quilômetros entre o município de Bacabeira ao povoado Outeiro, popularmente conhecido como Entroncamento. Já o III abrangerá o trecho entre o povoado Outeiro ao município de Miranda do Norte, com distância total de 31,7 quilômetros. Por enquanto, ainda não há prazo de inicio dos serviços dos lotes II e III. O custo total - somente do primeiro lote - de ampliação da BR-135 deverá chegar a R$ 354 milhões.

Nenhum comentário: