Departamento de Infraestrutura de Transportes informa que outro semelhante deverá ser construído.
Thiago Bastos
Da equipe de O Estado
Da equipe de O Estado
Foto: De Jesus
A Superintendência Regional do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que estão em andamento, sem
previsão de término, as obras de construção do viaduto - no povoado Periz de
Cima (Bacabeira) e sobre as linhas férreas da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e
Transnordestina) - previstas no projeto do primeiro lote (27,3 quilômetros de
extensão entre Estiva e Bacabeira) de duplicação da BR-135. Ainda segundo o
DNIT, outro viaduto semelhante será construído na mesma rodovia, no trecho de
acesso ao município maranhense de Barreirinhas.
De acordo com o superintendente do DNIT no Maranhão, Gerardo
Fernandes, os dois viadutos - cujas obras estão a cargo do consórcio
Serveng/Aterpa - foram adicionados, há alguns meses, ao projeto inicial da
ampliação da BR-135. "Depois do trecho que passa pelo Campo de Perizes, o fluxo
segue por Periz de Cima e há um afunilamento na saída do povoado que, com a
elevação da quantidade de veículos, poderia causar congestionamentos no trecho.
Por isso a decisão de incluir as construções desses dois viadutos que darão
ainda mais eficácia aos serviços de duplicação da 135", disse.
Ainda segundo o superintendente, os trabalhos do primeiro lote
da ampliação da BR-135 deverão ser entregues até dezembro deste ano. "Estamos
trabalhando com este prazo, ou seja, entregar as obras na fase inicial até o fim
de 2014. O posicionamento das colunas de brita no trecho a ser ampliado está
avançado. Os operários estão trabalhando com afinco para entregar uma rodovia de
qualidade aos cidadãos", afirmou Gerardo Fernandes.
O DNIT informou ainda que para a colocação das colunas de brita
- orçada em R$ 150 milhões e considerada a etapa mais cara do primeiro lote de
duplicação da BR-135 - estão sendo utilizadas 15 máquinas. "Nos últimos dias, a
obra seguiu num ritmo um pouco mais lento por causa das chuvas. Para recuperar
esse tempo, engenheiros do Consórcio estão trabalhando inclusive durante a
noite. Para isso, estão sendo utilizados 16 holofotes durante os serviços",
informou o superintendente.
Por fim, Gerardo Fernandes apontou as razões para a importância
das colunas de brita para os serviços. " As estruturas serão necessárias para
dar suporte à pista que está sendo construída no Campo de Perizes, já que o solo
encontrado no entorno da ferrovia é de consistência mole", afirmou. O DNIT
informou ainda que os trilhos da Estrada de Ferro São Luís/Teresina, no trecho
ao lado do Campo de Perizes, começarão a ser retirados do local a partir de
agosto deste ano.
Outros lotes - No total, três lotes estão previstos no projeto
de duplicação da BR-135. O II corresponderá ao trecho de 44,6 quilômetros entre
o município de Bacabeira ao povoado Outeiro, popularmente conhecido como
Entroncamento. Já o III abrangerá o trecho entre o povoado Outeiro ao município
de Miranda do Norte, com distância total de 31,7 quilômetros. Por enquanto,
ainda não há prazo de inicio dos serviços dos lotes II e III. O custo total -
somente do primeiro lote - de ampliação da BR-135 deverá chegar a R$ 354
milhões.
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