sexta-feira, 28 de março de 2014

Cemar foi a terceira no ranking de qualidade do serviço prestado em 2013

Pela lista da Aneel, empresa maranhense foi superada só pela Energética do Ceará (Coelce) e Companhia Luz e Força Santa Cruz (CPFL Santa Cruz/SP).


Foto: Arquivo
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) alcançou o 3º lugar no ranking das concessionárias de energia elétrica do país em relação à qualidade do serviço prestado em 2013, mantendo a mesma posição do ano anterior. A empresa maranhense foi superada apenas pela Companhia Energética do Ceará (Coelce) e Companhia Luz e Força Santa Cruz (CPFL Santa Cruz, SP).
O ranking avaliou todas as concessionárias do país para o período de janeiro a dezembro de 2013 e foi dividido em dois grupos, de acordo com o porte da empresa. São 35 concessionárias de distribuição consideradas de grande porte, com o mercado faturado anual de energia maior que 1 TWh (terawatt hora), e 28 concessionárias consideradas de menor porte, com o mercado faturado anual menor ou igual a 1 TWh.
De acordo com ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a distribuidora que mais evoluiu foi a Bandeirante Energia (SP), com um avanço de nove posições em comparação com o ano de 2012. As três piores foram a Companhia Energética de Goiás (Celg-D), em 35º lugar, a Light Serviços de Eletricidade (RJ), em 34º, e a Companhia Energética do Pará (Celpa), em 33º. A distribuidora que mais regrediu foi a Caiuá Distribuição de Energia (Caiuá-D, SP) com recuo de 12 posições em comparação a 2012.
No mercado inferior a 1 TWh, as três melhores estão na região sul do país: Empresa Força e Luz João Cesa (EFLJC, SC), Força e Luz Coronel Vivida (Forcel, PR)e Muxfeldt Marin & Cia. (Mux Energia, RS). A distribuidora que mais evoluiu foi a Hidroelétrica Panambi (Hidropan, RS), com um avanço de 12 posições em comparação com 2012. As três piores esse mercado foram a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), em 28º lugar, as Centrais Elétricas de Carazinho (Eletrocar, RS), em 27º, e a Iguaçu Distribuição de Energia Elétrica (Ienergia, SC), em 26º. Por fim, a distribuidora que mais regrediu foi a Companhia Energética de Roraima (CERR), com recuo de dez posições em comparação a 2012.
A avaliação é elaborada com base no Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC - Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora e FEC - Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora, das concessionárias em relação aos limites estabelecidos pela Aneel.
O ranking é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. Mesmo para as distribuidoras que estão abaixo dos limites regulatórios, existe incentivo para que elas continuem buscando as melhores posições. Desde o ano passado, está sendo utilizado para definição do Fator X e é aplicado em cada reajuste tarifário, com impacto na tarifa da distribuidora.

Nenhum comentário: