segunda-feira, 10 de março de 2014

CONCLUSÃO DA AV. QUARTO CENTENÁRIO



PG Mineração e Engenharia LTDA, que foi contratada por licitação, tem 120 dias para concluir as pendências. 

 

As obras da Avenida IV Centenário, que liga o bairro da Camboa à Avenida dos Franceses, na Alemanha, foram retomadas ontem. Após problemas com a empresa responsável pelo serviço, que decretou falência e não pôde concluir o projeto, motivo pelo qual a obra foi parada no fim do ano passado e chegou a ser retomada no mês de fevereiro, mas foi novamente paralisada, a Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) abriu licitação para a contratação de uma nova empresa. Desta vez, a contratada foi a PG Mineração e Engenharia LTDA, que tem 120 dias para concluir as pendências.
Segundo o coordenador-geral do PAC, Márcio Machado, ainda falta terminar algumas obras de concretagem, incluindo uma ponte na Rua da Vala, na Alemanha, e a conclusão dos encaixes do viaduto na Avenida dos Franceses, além da pavimentação e a iluminação. "Nesses 120 dias, já estamos incluindo a previsibilidade das chuvas, que podem atrapalhar as obras", explicou Machado.

 
A Avenida IV Centenário começa na Avenida Camboa, estendendo-se até a Avenida dos Franceses. A obra tem aterro hidráulico, um elevado de 1.090 metros de extensão e cinco encaixes: um na Avenida dos Franceses, outro na Camboa, dois na Liberdade e um na Fé em Deus. A via, com 3,8 quilômetros de extensão, tem duas pistas divididas em duas faixas de rolamento, travessia de pedestres nos dois lados da avenida e ciclovia. As atividades estão sendo executadas pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e fazem parte do PAC-Rio Anil.

Salários - Os trabalhadores da Engesa, empresa que estava responsável pela construção da Avenida IV Centenário, devem receber, até amanhã, os pagamentos que estavam pendentes. A informação foi repassada pelo coordenador-geral do PAC, Márcio Machado. Ele afirmou que a Secid já conversou com os funcionários e com a Engesa, com isso os pagamentos que ainda são devidos à empresa serão repassados diretamente para a conta dos funcionários.
Por causa dos problemas com salários atrasados, os funcionários da empresa já fizeram diversas paralisações e chegaram a fechar a Avenida dos Franceses. Em todas as manifestações, a Secid afirmou que o Governo do Estado sempre vinha cumprindo suas obrigações e repassando o dinheiro à empresa.
Outras obras - Além da avenida, o PAC-Rio Anil abrange obras de saneamento básico, urbanização, habitação de interesse social, regularização fundiária e acompanhamento social das famílias beneficiadas. O projeto prevê a construção de 2.720 unidades habitacionais, melhoria de 7.500 residências nos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo, Alemanha, Ivar Saldanha e Vila Palmeira. Já foram entregues 520 unidades, beneficiando famílias que foram removidas das palafitas.
O projeto também envolve o trabalho de regularização fundiária nos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Vila Cristalina. No total, serão beneficiadas cerca de 10 mil famílias, uma média de 60 mil pessoas.
O projeto prevê a construção de equipamentos urbanos como praças, quadras esportivas, creches, postos policiais e de saúde.

Nenhum comentário: