quarta-feira, 5 de março de 2014

Carnaval na Passarela chega ao fim com encontro de batalhões de bumba meu boi

Carnaval na Passarela chega ao fim com encontro de batalhões de bumba meu boi


Na última noite da Folia de Momo, o sotaque de matraca deu início ao São João em São Luís.

Anderson França / Na Mira

SÃO LUÍS - O Carnaval de São Luís tem blocos tradicionais, organizados, afros, tribos de índio e, ainda, Escolas de Samba com alegorias que encantam o público da Passarela do Samba. Na programação deste ano, as brincadeiras do Carnaval da ilha tiveram espaço garantido no Anel Viário com apresentações de agremiações, blocos e grupos da cultura popular.
A última noite de atrações na Passarela começou às 18h com o cortejo de alegorias de rua e, logo em seguida, às19h, a feste prosseguiu com a apresentação dos Blocos Afros Netos de Nanã, GDAM, Abiyêyê Maylô, Akomabu, Ominirá, Oficina Affro, Juremê, Abibimã e Didara, que mostraram toda a beleza da cultura afro durante o desfile. Com homenagens à Nelson Mandela, aos antepassados, às divindades da umbanda e valorização dos afrodescendentes, os integrantes dos blocos cantaram e dançaram fazendo a festa na avenida.

Batalhões da Maioba, Pindoba e Maracanã na avenida. (Foto: Anderson França/Imirante)

Logo após o desfile dos blocos afros, a Passarela foi tomada pelos pandeirões e matracas do bumba meu boi de Maracanã, Pindoba e Maioba, na festa batizada como Trupiada da Ilha. Os batalhões do sotaque de matraca marcaram o encerramento do Carnaval “Batuca Brasil na Passarela da Folia” e deram início ao São João mais rico do país, o de São Luís. Os ícones da cultura popular Humberto Maracanã, Chagas da Maioba e Lelé da Pindoba cantaram toadas e fizeram os foliões transformarem a Passarela em um verdadeiro terreiro de bumba meu boi.

índia do Boi da Pindoba. (Foto: Anderson França/Imirante)

A temporada das brincadeiras de bumba meu boi em São Luís foi iniciada simbolicamente com a entrega da “chave da cidade”. Ao som de toadas de bumba meu boi, o rei momo, a rainha e as duas princesas que formam a Corte Momesca fizeram a entrega da chave para Pai Francisco e Mãe Catirina, os dois personagens mais importantes das brincadeiras juninas. A Mãe Catirina, Nilma Maria de Oliveira, 40, recebeu a chave com muita alegria. Ela se diz muito contente, pois “é maravilhoso e muito emocionante poder converter o Carnaval em São João”, afirmou a brincante do Boi da Moiaba, eufórica enquanto dançava uma toada.

Mãe Catirina e Pai Francisco com a "chave da cidade". (Foto: Anderson França/Imirante)

O presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, afirma que “a intenção da Trupiada da Ilha é dar densidade às práticas culturais da cidade, porque tem que existir diálogo entre as manifestações culturais e, assim, uma influencia a outra, possibilitando novas formas de expressões artísticas”. A novidade da Trupiada no Carnaval simboliza um novo ciclo de festas na cidade. Francisco Gonçalves disse que o encontro dos grupos de bumba meu boi na Passarela é algo que veio para contribuir para a cultura ludovicense, juntando Carnaval e São João. “Se o São João, com sua musicalidade, tem tanta importância na nossa cultura e é tão presente na nossa identidade, então, por que não trazer as toadas para o Carnaval?”, interrogou.

Os grupos de bumba meu boi brincaram na avenida dando início ao São João. (Foto: Anderson França/Imirante)

O colorido do Carnaval e do São João invadiu a Passarela e, pela avalição dos foliões, a festa está aprovada. Ana Mendonça, 46, é brincante do Boi da Pindoba há 20 anos e há cinco realiza, junto com amigos, o “carnaboi”, uma festa original que já coloca em prática a junção de manifestações culturais idealizada. Ela diz que é “é uma inovação excelente que deve acontecer todos os anos porque a cultura de estende no período do Carnaval e do São João”.
E foi com a festa colorida dos grupos de bumba meu boi na avenida que teve inicio, oficialmente, a temporada de guarnicê e festejar a cultura maranhense.

Já é São João em São Luís. (Foto: Anderson França/Imirante)







 

Nenhum comentário: