sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Policiais do Bope do Maranhão dão início a treinamento prático

Ontem, após aulas teóricas na COE, os 53 policiais em treinamento receberam instruções de combate em ambientes fechados.



 
Foto: Biné Morais
Policiais militares em treinamento para atuar no Bope do Maranhão participam de treinamento prático na sede da Companhia de Operações Especiais

Policiais que farão parte do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Maranhão, (PM) participaram ontem de mais uma etapa do curso Especial de Força Tática. A previsão é de que o novo grupo entre em operação ainda este mês, tornando-se mais uma força para reduzir a criminalidade em São Luís. A atividade de ontem foi realizada na sede da Companhia de Operações Especiais (COE), no bairro Jaracati. Durante a manhã, os 53 policiais receberam aulas teóricas e, à tarde, instruções de combate em ambientes fechados.
Ao longo do treinamento, dado pelo sargento do COE Francisnei Lima, os policiais receberam instruções sobre posições de tiro; condutas de segurança na utilização de armas de fogo; uso gradativo da força; noções de direitos humanos, entre outras. Durante as atividades, o sargento explicou a importância de os alunos terem preparo para continuar o treinamento. "É importante o preparo físico, mental e o conhecimento tático. A quebra de uma das partes desse tripé pode inviabilizar toda a preparação", frisou o sargento F. Lima.

Treinamento - O curso de formação de policiais para novo batalhão está sob a coordenação do Comando de Policiamento Especializado (CPE), que tem à frente o coronel Ivaldo Barbosa. Os policiais permanecerão 20 dias enfrentando condições extremas, dormindo poucas horas por dia e com carga de atividades físicas levada ao limite.
Eles também aprenderão técnicas especiais de combate e de sobrevivência para proporcioná-los uma boa qualificação técnica e levar profissionais qualificados para o combate em ações especiais, tais como rebeliões e desordens urbanas, combate e investigação do crime organizado, entre outras.
A programação inclui treinamentos com técnicas atualizadas para o combate a sequestro-relâmpago, assalto a banco, rebeliões em unidades prisionais, distúrbios civis, entre outros crimes que exigem dos policiais melhores técnicas combativas. Os alunos receberão noções sobre abordagem, patrulhamento urbano e rural, tiro tático, defesa pessoal, gerenciamento de crise, combate em recinto fechado, direitos humanos, operações de choque, entre outros temas. As aulas serão ministradas por policiais e profissionais com especialização e experiência na área.

Batalhão - A criação do novo batalhão na capital foi uma proposta do comandante-geral da PM, coronel Zanoni Porto, que assumiu o cargo em novembro de 2013. A ideia do comandante é que o chamado "Bope do Maranhão", semelhante àquele que existe no estado do Rio de Janeiro, trabalhe principalmente com a tropa do Batalhão de Choque (BPChoque), com apoio do seu Esquadrão Águia (EA) e também com o efetivo do Esquadrão de Polícia Montada (Epmont).
A criação do Bope é mais uma ação da Polícia Militar no combate aos traficantes de drogas e homicidas já identificados como líderes das organizações criminosas intituladas Bonde dos 40 e Primeiro Comando do Maranhão (PCM). Porém, a fundação do novo batalhão ainda precisa ser homologada pela governadora Roseana Sarney.

Mais


A primeira aula do curso de formação dos policiais do Bope do Maranhão aconteceu no dia 27 de janeiro, no quartel da PM, no bairro Calhau. Na ocasião, o coronel Ivaldo Barbosa e o diretor pedagógico da PM, coronel Flávio de Jesus, informaram que, logo que estiver formado, o novo batalhão de operações especiais será colocado nas ruas para combater o crime organizado, sobretudo o tráfico de drogas, principal causa de criminalidade no estado.

Nenhum comentário: