sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Base Comunitária da CPTUR na Lagoa da Jansen é reinaugurada

Unidade funciona na área há dois meses com 125 policiais, três carros e duas motos.


 
Foto: Biaman Prado
Viaturas e motocicletas que fazem parte do aparato

Será reinaugurada hoje, às 17h, a Base Comunitária da Companhia de Polícia de Turismo Independente (CPTUR), na Lagoa da Jansen, em São Luís. Com o objetivo de reforçar a segurança de turistas e transeuntes do local, o Comando Geral da Polícia Militar disponibilizará policiais fixos, viaturas e motos por toda a área.
Segundo o major Roberto Filho, comandante da CPTUR, o posto já está em funcionamento há dois meses. No entanto, uma nova estrutura será entregue com a reinauguração. "São 125 policiais que estão trabalhando para garantir a segurança de toda a área. Alguns deles têm base fixa. Estamos com três viaturas e duas motocicletas para fazer os atendimentos e buscar a tranquilidade da área. Também vamos ter a nossa disposição o videomonitoramento, para ter o pronto atendimento de ocorrências, e o rádio, que tem contato direto com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). O Batalhão de Polícia Ambiental também será incluído em nossa frota, até porque estamos em uma área de proteção ambiental", frisou.
Ainda de acordo com o comandante da Base Comunitária da Companhia de Polícia de Turismo Independente, as principais vítimas dos assaltantes na área eram os turistas e as pessoas que faziam caminhadas durante o início da manhã ou no fim da tarde. No entanto, com a chegada do posto comunitário, o número de ocorrências diminuiu significativamente.
"Há dois meses não registramos homicídios em nossa área de atuação, que engloba o Centro Histórico, Ponta d'Areia e Lagoa da Jansen. Foi detectado no início a ocorrência de pequenos furtos, mas já conseguimos inibir essa prática, pois prendemos alguns desses meliantes", comentou o major Roberto Filho.
Expansão - O posto da Lagoa da Jansen será reinaugurado em parceria com o Comando Geral da Polícia Militar e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Segundo o CPTUR, a nova base proporciona toda estrutura necessária para o bom desempenho das atividades policiais. Conforme o comandante da base comunitária, em um curto espaço de tempo, o posto de policiamento comunitário também deverá atuar no perímetro da Avenida Litorânea, com o propósito de expandir as atividades preventivas. Para atender melhor o público, a maioria dos policiais militares que atuam no posto são graduados em Turismo e em línguas estrangeiras.
O novo quartel da Companhia de Polícia de Turismo, que está em fase de obras, será inaugurado dentro de quatro meses, na Avenida Ana Jansen, na Lagoa da Jansen, nas imediações do Hotel Veleiros. Provisoriamente, a sede do Quartel funciona na Rua do Egito, no Centro, em São Luís.

Pré-Carnaval - Com o aumento do fluxo de pessoas durante o pré-Carnaval, o contingente de policiais militares que atuam na área da Lagoa da Jansen foi duplicado desde o último fim de semana, a fim de garantir maior segurança. "Estamos fazendo o trabalho para evitar incidentes. O número de pessoas na área aumentou, principalmente turistas. Como sabemos que eles geralmente vão para os bares, estamos trabalhando nos locais mais críticos, principalmente nas áreas destinadas a estacionamento", ressaltou major Roberto Filho.

Mais


Aa viaturas e motos da Base Comunitária da Companhia de Polícia de Turismo Independente (CPTUR) da Lagoa da Jansen dispõem de telefones celulares, para facilitar o atendimento das ocorrências. São eles:
Viatura Lagoa 1--- (98) 8883-0650
Viatura Lagoa 2---- (98) 8883-0651
Moto Lagoa --------- (98) 8802-7756
Base da CPTUR ---- (98) 9137-8632

Nenhum comentário: